quinta-feira, 23 de maio de 2013

A EVOLUÇÃO DA VAGINA;

Por Natasha Romanzoti em 22.05.2013 as 16:00






Vagina: o único órgão encontrado apenas em mamíferos, mas não em peixes, anfíbios, répteis ou pássaros. Não somos sortudos?

E como surgiu esse diferencial da nossa classe?

Há uma velha piada sobre má concepção que questiona que tipo de designer iria colocar os canos de esgoto bem no meio do centro de entretenimento. É uma boa observação. Não faz sentido, do ponto de vista do design, que o nosso sistema excretor e reprodutivo sejam tão intimamente misturados. Já do ponto de vista puramente histórico, faz muito sentido.

A reprodução é uma função excretora – é o momento no qual liberamos gametas produzidos internamente. E, se já temos um ótimo conjunto de tubos em execução a partir de nosso interior para o exterior, por que não usá-los?
O desenvolvimento da vagina

O desenvolvimento nos conta uma parte da história de como surgiu a vagina. Os trato reprodutivo e urinário são entrelaçados no início do nosso desenvolvimento, surgindo juntos de dois pares de canais, os ductos de Müller e de Wolff, que são modificados de forma complexa para formar uma série de rins (da qual mantemos apenas o último, os metanefros) , um conjunto de vias para os testículos, e ainda um outro conjunto para os ovários das fêmeas.

Nos mamíferos que não pertencem a subclasse Theria, todos estes tubos têm um destino comum, uma única saída para o mundo exterior: a cloaca.

“Cloaca” é latim para “esgoto”, que é um nome bem apropriado. O terminal do intestino grosso fica lá, bem como as extremidades dos ureteres a partir dos rins e dos ovários ou testículos. Tudo é despejado para a cavidade da cloaca, fazendo um belo ensopado de fezes, urina e esperma ou óvulos.

Mamíferos marsupiais e placentários dispensaram algumas dessas funções, e expandiram outras. Uma parte do oviduto adquiriu um epitélio vascularizado e especializações para investir e nutrir um embrião residente, tornando-se um útero. Isso é uma função surpreendente e inovadora em si, mas, além disso, também formou, de um outro canal separado, a vagina. A vagina é uma estrutura completamente nova, que não tem homólogo em anfíbios ou répteis.

Essa é uma observação interessante. É uma estrutura totalmente original que surgiu algum tempo depois da separação monotreme-marsupial, uma novidade evolucionária. Como isso aconteceu? Como podemos estudar um evento único, que ocorreu mais de 150 milhões de anos atrás?
Alterações profundas

O pressuposto básico de uma abordagem de evolução molecular para o estudo das novidades evolutivas é que as mudanças na regulação desenvolvimental deixam vestígios na estrutura molecular do genoma, e que um estudo genômico comparativo das estruturas deve ser capaz de identificar alterações genéticas coincidentes com uma novidade fenotípica.

Pesquisadores usaram essa abordagem para tentar descobrir como surgiu a vagina.

Esse processo de consolidação e individuação deve ter deixado cicatrizes detectáveis no genoma – os genes envolvidos devem ter adquirido alterações necessárias para corrigir o fenótipo na população.

Essas alterações teriam sido feitas aos genes reguladores que controlam especificamente a expressão gênica de tecido. E que genes são esses?

Existem alguns prováveis candidatos, como os genes HoxA, que têm regiões de domínio específicas no trato reprodutivo feminino.
A questão é saber se há alguma evidência de que esses genes particulares têm sinais de qualquer conjunto de mudanças que estejam associadas com transições particulares na evolução de vertebrados – em particular, existem diferenças que podem ser rastreadas para a transição entre os monotremados e os Theria, e entre placentários e marsupiais – e, de acordo com a pesquisa feita até agora, a resposta parece ser sim.



Mas ainda há muito a ser feito. Os genes Hox são bastante elevados na cadeia de genes regulatórios, por isso há muitos mais genes que precisam ser analisados. Nós também estamos muito longe de descobrir como esses padrões de expressão gênica definiram os processos morfogenéticos que criaram essa estrutura adorável – a vagina. O importante, porém, é que existem estas questões à espera de serem respondidas – um problema para a ciência investigar.

Essa é a graça da biologia evolutiva: perguntas interessantes, antepassados excitantes, e a promessa de ferramentas para entendermos mais e melhor nosso corpo e nossa história.[ScienceBlogs, HSW]

COMO FAZER A UNHA INGLESINHA::


Como fazer a unha inglesinha
Por Maíra Medeiros | Yahoo! 






(Foto: Maíra Medeiros)A francesinha é um estilo de unha conhecido há muito tempo pelas manicures. Ele surgiu em meados da década de 20 pelas prostitutas francesas que, para esconderem a sujeira que ficava embaixo das unhas, pintavam as pontas de branco. Os anos passaram e com isso os hábitos de higiene mudaram, mas a francesinha permaneceu. E com a criatividade das mulheres, surgiu a inglesinha. Que nada mais é que uma francesinha com cores e técnica diferentes, mas com a resultado final bem parecido.

Leia também:


Renata Pigo, sócia da Up Esmalteria , explicou tudo sobre a inglesinha. A Up Esmalteria é um local especializado em unhas, sua principal característica são as profissionais que são super antenadas nas tendências de moda e nail art, elas até consideram a unha um acessório de moda. Um outro ponto positivo da esmalteria é a vantagem de fazer as unhas em um local sem barulho de secador de cabelo e sem o corre-corre típico dos salões de beleza. A Renata escolheu (dentre os mais de 1500 esmaltes disponíveis) os tons que seriam usados na inglesinha, o nude Patins da linha Impala Disco e o Quadrado Azul da Colorama.

A principal diferença entre inglesinha e francesinha (além da cor) está na técnica, na francesinha a primeira parte a ser pintada é a ponta da unha, de branco, e depois o tom renda é aplicado por toda a unha cobrindo inclusive o esmalte branco. Agora vamos ao passo a passo da inglesinha:(Foto: Maíra Medeiros)Com as unhas limpas e com base, aplique o tom predominante da unha (geralmente mais claro), neste caso o nude.

(Foto: Maíra Medeiros)Caso você tenha uma boa coordenação motora, pinte a ponta da unha a mão livre. Senão, deixe o esmalte secar completamente e cole um adesivo guia (ou fita crepe) deixando apenas a parte a ser pintada exposta e aplique o esmalte colorido.



(Foto: Maíra Medeiros)Limpe o excesso de esmalte com palito e removedor de esmaltes.

(Foto: Maíra Medeiros)Finalize com uma camada de extra brilho ou base incolor, para ter uma maior durabilidade. Porém, pule esta etapa se um dos esmaltes for fosco.



Agora, você já pode desfilar sua inglesinha azul por aí. Caso você queira conhecer mais sobre a Up Esmalteria e conferir as últimas tendências em unhas, você pode ligar e marcar um horário no telefone (11) 3548-4866 ou ir direto na loja 2074 no Mooca Plaza Shopping em São Paulo.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

VOCÊ JÁ OLHOU PRA "ELA" HOJE? CIRURGIAS VAGINAIS:


Você já olhou para “ela” hoje?
Por Carol Patrocínio | Preliminares – 


Vou contar uma coisa pra vocês que talvez as deixem tão assustadas quanto eu fiquei quando a descobri: existem cirurgias plásticas para mudar a vagina. Da mesma forma que você deixa seu nariz mais parecido com o daquela atriz linda, você pode mudar a aparência da sua amiguinha.

Quando li sobre isso pela primeira vez, fiquei pensando no que levava uma mulher a se submeter a uma cirurgia, com anestesia geral e todos os riscos que envolvem esse tipo de coisa, apenas para mudar uma parte do corpo que poucas pessoas verão.

E depois de muitas conversas sobre o assunto consegui entender que, da mesma maneira que uma barriga sequinha é desejada por várias mulheres que se inspiram em capas de revista e orgasmos acompanhados de gritos são o sonho de homens que se inspiram em filmes pornôs, ter a vagina com uma certa aparência é o que deixa algumas mulheres mais seguras.

Cada um é único
O que é importante lembrar é que ninguém é igual a ninguém — menos quando se faz plástica pra isso. Assim como o seu jeito é único e faz você ser a pessoa que é, seu corpo segue a mesma lógica. Não dá pra ser igual a um modelo, mesmo porque sabemos que as capas de revistas recebem retoques e os filmes pornôs são falsos.

Quem é você?
Para se sentir bem com você mesma, se conhecer e se respeitar você precisa se dar uma chance. O que você mais gosta na sua personalidade? E no seu corpo? O que você mudaria? Por quê?

Essas perguntas parecem bobas, mas muitas vezes não sabemos como responder a elas com sinceridade. O que você mais gosta em você nem sempre é o mesmo que as outras pessoas gostam e muitas vezes você mudaria algo em si por causa de terceiros e não porque você se sente incomodada.

E ter prazer sexual está totalmente ligado com segurança. Se você não se conhece, não consegue se aceitar e não vai relaxar como poderia para ficar só com a parte boa das coisas. Conheça seu corpo e sua cabeça.

Para conhecer o corpo você tem as mãos, os espelhos e as sensações. Para conhecer sua cabeça você tem muito silêncio e sinceridade. Tenha coragem e siga em frente.

O grande muro da vagina
Para ajudar as mulheres que se inspiram em um padrão inexistente no mundo real e querem transformar seus corpos sem pensar muito no assunto, o artista inglês Jamie McCartney resolveu tirar moldes das vaginas de diferentes mulheres.

"Great Wall of Vagina", de Jamie McCartney

Isso mesmo, ele coloca gesso e faz uma escultura de vários tipos de vaginas. Depois de juntar muitos desses, ele cria um mural mostrando como cada pessoa é única e deixa bem evidente das diferenças entre o corpo de cada mulher.

A intenção dele é mudar a concepção de corpo que temos para que a mulher ame-se mais, aceite-se mais e consiga conviver melhor com o real ao invés de ir atrás de um imaginário que cada vez mais a deixará insegura consigo mesma.

Tudo pode mudar ao nosso redor dependendo da maneira como enxergamos nosso corpo e nossa personalidade. Ser feliz está muito mais perto do que pode parecer, basta se aceitar. Espelhinho na mão, porta do banheiro trancada e vagina em destaque, muito prazer.

Você tem alguma dúvida sobre sexo? Manda pra mim no preliminarescomcarol@yahoo.com.br e siga-me no Twitter (@carolpatrocinio).

MULHERES USAM TÉCNICA PARA TRANSFORMAR AURÉOLAS DOS SEIOS EM DESENHOS:


Mulheres usam técnica para transformar auréolas dos seios em desenhos
Por Carol Patrocínio | Preliminares – 




Listar os procedimentos que mulheres se submetem para ficar mais bonitas, atraentes, seguras e bem consigo mesmas chega a ser exaustivo. O padrão de beleza pede alisamento dos cabelos, dietas milagrosas, unhas feitas, depilação de todos o corpo e, mais recentemente, uma sucessão de procedimentos médicos ou quase médicos.

Depois da moda da cirurgia íntima – que reduz os lábios e muda a estética vaginal - e da reconstrução do hímen, mulheres inglesas resolveram mudar o formato da auréola dos seios para ficar mais atraentes.

A técnica usada para isso é a mesma que mulheres que retiram as mamas por causa do câncer usam para redesenhar as auréolas, que passam por transformações com a cirurgia. É quase uma tatuagem, que recria a forma natural do corpo.

O que mudou é que mulheres que não passaram por nenhum problema de saúde resolveram usar a técnica para escurecer e aumentar a área com a desculpa de ficar mais sexy. Algumas mulheres aproveitam até para transformar a área em um desenho de coração ou estrela.

O pigmento usado no procedimento é um pouco diferente das tintas usadas em tatuagem, segundo os profissionais. Ele não fica azulado e desbota com o tempo.

As mudanças corporais pelas quais as pessoas vem se habituando a passar nos últimos anos ainda vai nos tornar uma sociedade de pessoas bem estranhas e com sérios problemas de imagem corporal.

Você tem alguma dúvida sobre sexo? Manda para mim no preliminarescomcarol@yahoo.com.br e siga-me no Twitter (@carolpatrocinio).

quinta-feira, 16 de maio de 2013

MODELOS PLUS SIZE USANDO LOOKS DA NOVELA SALVE JORGE, NÃO PERCAM, SÃO LINDAS!!!


De Lurdinha até Amora: plus sizes fotografam com looks inspirados em novelas Por tatiana_sisti




Modelo com look inspirado na Lurdinha, de Salve Jorge (Foto: Divulgação)

Modelos plus size, que vestem entre o manequim 46 e 50, foram clicadas para um editorial inspirado em oito personagens das novelas. Os looks foram produzidos em estilos de personagens das famosas novelas Salve Jorge, Sangue bom e Flor do Caribe.

Segundo Chantal Morais, especialista em silhueta grande da grife Marri Gattô, as mulheres buscam referências de moda nas tramas. "As tendências vistas na TV se tornam populares rapidamente e deixam a moda mais democrática”, disse.

Leia também:
Kate Upton é a modelo mais quente da Terra segundo VogueIsabelli Fontana posa de calcinha e sutiã para campanhaMariana Rios e Di Ferrero trocam beijos em nova campanha

Para a consultora de moda Monica Casareggio, as tendências apresentadas nas novelas estão mais acessíveis do que as vistas em revistas e blogs e influenciam milhões de brasileiras. "A telespectadora gosta de usar roupas e acessórios vistos na TV para se sentir um pouco estrela também. E, na dúvida sobre o que vestir, é melhor copiar o estilo de uma personagem de sucesso", explicou.

Antigamente as mulheres mais gordinhas tinham dificuldade em encontrar peças semelhantes às das novelas nas lojas, exatamente por conta do tamanho. Agora, para provar que elas também podem se inspirar nas personagens, um editorial foi feito e totalmente baseado em figuras conhecidas no Brasil inteiro.

A vilã chique Lívia, interpretada por Cláudia Raia, a sedutora Bianca, personagem de Cleo Pires, a poderosa e sofisticada Delegada Helô, interpretada por Giovanna Antonelli, a piriguete Lurdinha, de Bruna Marquezine, a funkeira Morena, papel de Nanda Costa e a elegante Irina, personagem de Vera Fischer, dividem espaço com a it girl Amora, papel de Sophie Charlotte, e a praiana Ester, vivida por Grazi Massafera.

A produção dos looks foi feita por Marri Gattô e os cliques ficaram sob responsabilidade de Toni Escalante.

Modelo com look inspirado em Amora, de Sangue Bom (Foto: Divulgação)

Modelo com look inspirado em Bianca, de Salve Jorge

Modelo com look inspirado em Helô, de Salve Jorge (Foto: Divulgação)

Modelo com look inspirado em Ester, de Flor do Caribe (Foto: Divulgação)

Modelo com look inspirado em Irina, de Salve Jorge (Foto: Divulgação)

Modelo com look inspirado em Livia, de Salve Jorge (Foto: Divulgação)

Modelo com look inspirado em Morena, de Salve Jorge (Foto: Divulgação)

sábado, 11 de maio de 2013

HOMENAGEM Á TODAS AS MÃES DO MUNDO!!!


MÃE...

Mãe de muitos filhos,
Mãe de um filho só,
Mãe de filhos que já se foram,
Mãe de filho ausente,
Mãe de filhos que não são seus,
Mães que nunca tiveram filhos,
Mães que já se foram,
Mães de todas as mães.
Mãe que não conseguiu criar o filho.
Mãe que abandonou sua cria.
Mãe que doou amor.
Mãe que deu a vida e recebeu ingratidão.
Mães são tantas!
Cada uma com sua forma,
Com sua cor,
Com seu jeito,
Com suas possibilidades
Mãe é mãe!

VOCÊ É VICIADO EM SEXO? DESCUBRA EM 4 PASSOS


Você é viciado em sexo? Descubra em 4 passos



Quando o desejo se torna um problema. (foto: iStock)Sexo é uma delícia e todos nós adoramos pensar no assunto. Algumas pessoas gostam mais do que outras e isso independe do gênero. O apreço pelo sexo muda de indivíduo para indivíduo e querer fazer sexo todo dia com seu parceiro não indica que você é viciado.

Mas saber o que indica um vício também não é uma tarefa fácil. Quando vivemos todos os dias com aquelas sensações, impulsos, desejos, pensamentos e hábitos eles parecem normais. Na nossa cabeça não é um problema, apenas um conjunto de características.


E essas características viram um problema quando você passa a ter problemas em se relacionar com outras pessoas. A partir do momento em que quem dita as regras da sua vida é o seu desejo, você deve procurar ajuda médica.

O tratamento é feito com terapia, para que você aprenda a lidar com seus desejos e aprenda a se impor limites e com o uso de remédios para diminuir os impulsos sexuais. Mas como definir, você mesmo, que tem um problema e não apenas um grande apetite sexual? Se você, ao responder com sinceridade as perguntas abaixo, se enxergar em duas ou mais respostas, é hora de procurar ajuda!

O desejo atrapalha sua vida social?
A partir do momento em que você não consegue mais se relacionar com outras pessoas porque só pensa em sexo e esse não é um assunto que pode ser sempre dividido, temos um problema. Entender o limite não é fácil e o limiar é bem delicado, mas você, com bastante observação, pode conseguir.

Quando você tem uma compulsão sexual não quer falar sobre sexo, você quer fazer. Então não é um problema se você é daquelas pessoas que vê sexo em tudo e faz disso piadas para divertir os amigos. Você deve ficar atento quando vê sexo em tudo e tem vontade de sair correndo para realizar essas fantasias – e mais ainda quando o faz.

Se você falta no trabalho e desmarca compromissos para sair em busca de um parceiro ou arrumar maneiras de sentir prazer sexual é bom conversar com um especialista.

Você busca parceiros o tempo todo?
Para muitas pessoas, qualquer um ao redor é um parceiro em potencial. Mas daí a levar essa ideia para o mundo real há um grande espaço. Quando você tem uma doença esse espaço se torna quase inexistente e você faz de tudo para conseguir realizar esses pensamentos.

E não estamos falando de pessoas que você tem vontade de ter uma relação ou ficar junto algumas vezes. Estamos falando, aqui, de qualquer pessoa que passe por você e o faça levantar os olhos. Quem tem um problema de compulsão sexual vê parceiros em qualquer lugar que esteja e não fica nada feliz em manter isso apenas como uma fantasia, vai a luta para conseguir tornar tudo real.

É claro que pessoas sem compulsão também buscam parceiros em lugares que você nem imaginaria, a questão é o quanto você faz isso. Se cada caminho do trabalho para casa, todos os dias, render parceiros, é bom ficar ligados nos outros sinais.

Você sempre se sente frustrado por achar que não faz sexo ou sente prazer o suficiente?
Mesmo que você faça sexo todos os dias, sente uma frustração crescendo no seu peito assim que o ato termina? Essa é uma sensação descrita por grande parte das pessoas que sofrem dessa compulsão.

Quando o sexo está chegando ao fim, a frustração já começa a aparecer e a sensação de que não se faz sexo o suficiente, que se poderia ter muito mais prazer aparece sem ser convidada. E isso não acontece apenas quando o sexo não é satisfatório. Nesse caso, você pode ter acabado de ter o melhor e maior orgasmo da sua vida e ainda assim se sente frustrado.

Você não consegue se controlar em relação ao sexo?
A resposta para sexo é sempre sim, sem se importar com quem é o parceiro e em que lugar vocês estão? O pensamento, o tempo todo, está em assuntos relacionados a sexo, seja em relação a pessoas com quem você poderia transar ou a lugares em que isso seria interessante? Você largaria o que está fazendo, na hora, para ter alguns minutinhos de uma rapidinha?

Quando essas reações acima vem acompanhadas de uma sensação de que você não é capaz, física e emocionalmente, de dizer não, é que está o problema. Quando você passa a notar que fazer sexo não é uma decisão consciente é porque tem algo errado. Você deve ter consciência de todas as suas decisões e se nota que não consegue controlar seus impulsos é porque sofre de um problema que tem tratamento e pode atrapalhar muito sua vida se não for levado a sério.

Você tem alguma dúvida sobre sexo? Manda para mim no preliminarescomcarol@yahoo.com.br e siga-me no Twitter (@carolpatrocinio).

quinta-feira, 2 de maio de 2013

DESCOBERTO PRIMEIRO GENE VINCULADO À ENXAQUECA


Descoberto primeiro gene vinculado à enxaqueca



Gene chamado CKIdelta não é o único envolvido na enxaqueca. (Foto: iStock)Pesquisadores descobriram o primeiro gene cuja mutação está fortemente associado à forma mais comum de enxaqueca, o que poderia abrir o caminho para uma compreensão melhor desta doença de causas desconhecidas, segundo estudo publicado esta quarta-feira nos Estados Unidos.

"Trata-se do primeiro gene descoberto no qual uma mutação está relacionada com a forma mais comum de enxaqueca", explicou Louis Ptacek, professor de Neurologia da Universidade da Califórnia em São Francisco (oeste), um dos principais autores desta pesquisa.

"Isto lança uma primeira luz sobre uma doença que ainda não entendemos", disse, acrescentando que "só um número muito pequeno de pacientes com enxaqueca tem este gene mutante". Mas o gene chamado CKIdelta "certamente não é o único envolvido na enxaqueca", destacou, dizendo-se "certo" de que "vários outros genes desempenham um papel importante".

Este é o primeiro passo para compreender a enxaqueca, que afeta de 10% a 20% da população e causa "enormes perdas de produtividade", informou Ptacek. Os sintomas típicos da doença são forte dor de cabeça e hipersensibilidade ao som, ao tato e à luz.

Para este trabalho, cujos resultados são publicados na revista americana Science Translational Medicine, os cientistas fizeram um estudo genético com duas famílias em que a enxaqueca é comum. Eles descobriram que a maioria dos membros doentes de enxaqueca são portadores do gene mutante ou são filhos de pais que tinham este gene.

No laboratório, os autores do estudo descobriram que a mutação do gene CKIdelta afetava a produção de uma proteína chamada quinase CK2, que desempena um importante papel em muitas funções vitais no cérebro e no resto do corpo. "Isto nos diz que esta mutação genética tem consequências bioquímicas reais", explicou Ptacek.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

CONHEÇA O LADO BOM DE ALGUNS ALIMENTOS POLÊMICOS:


Conheça o lado bom de alimentos polêmicos, como café e maionese
Consumir carne vermelha, ovos, chocolate e margarina também pode ser saudável


POR FERNANDO MENEZES
Share on emailShare on facebookShare on twitter
644



A lista negra dos alimentos que são os piores inimigos da saúde é extensa. Mas, segundo estudos científicos recentes, a má fama de alguns deles não só é exagerada, como injusta. O consumo de alguns desses alimentos, como o chocolate, café, ovos, maionese, margarina e carne vermelha, traz efeitos benéficos ao organismo, além disso, afirmam os especialistas, são essenciais para a manutenção da saúde.

"Antes de tirar alguns componentes do cardápio, é muito importante saber qual é o tipo metabólico de cada pessoa. Os resultados mudam conforme o organismo de cada um. Por isso, o que para alguns pode fazer bem, para outros pode ser prejudicial", diz o endocrinologista Wilson Rondó Jr, especialista em medicina ortomolecular, autor do livroFazendo as pazes com seu peso, da editora Gaia.











1 DE 6


Chocolate

Um estudo feito pela McMaster University, no Canadá, descobriu que o consumo controlado de chocolate pode ter ação benéfica para o sistema cardiovascular. De acordo com a pesquisa, pessoas que comiam regularmente cacau, tinham 22% menos chances de sofrer um derrame. "O chocolate age como anti-inflamatório, regula o sistema imunológico, afina o sangue e assim diminui as chances de doenças cardiovasculares", explica Wilson Rondó Jr.

Somado a isso, o chocolate ainda é rico em nutrientes que trazem muitos benefícios ao organismo. Entre eles estão os flavonoides, importantes antioxidantes que além de impedir a oxidação do colesterol, preserva outros antioxidantes como as vitaminas E a vitamina A.

Para ser saudável, o consumo deve ficar restrito a três pequenas doses de chocolate com pelo menos 70% de cacau por semana. "Uma composição com mais leite e gordura e menos cacau pode trazer mais problemas do que benefícios. E não faz sentido comer uma barra de chocolate por dia, isso só traria problemas para o nosso corpo", explica o especialista.

Café

Segundo um estudo recente, feito pela Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, a cafeína, substância encontrada no café, pode ser usada no tratamento da doença de Alzheimer, por diminuir a formação de placas amiloide tanto no cérebro quanto no sangue. Outro estudo norte-americano afirma que mulheres que tomavam quatro xícaras de café por dia tinham até 65% menos chances de ter derrames. Além disso, a cafeína estimula o sistema nervoso, aumenta a sensação de bem-estar, tem efeito antioxidante, ajuda a combater a depressão e contém altos níveis de potássio, vitamina B e aminoácidos.

Mesmo com todos esses benefícios, é preciso tomar alguns cuidados na hora de beber café. "Os estudos mais atuais dizem que o ideal é não tomar mais do que quatro xícaras de café por dia. Uma quantidade maior do que essa pode aumentar o ritmo cardíaco, elevar a pressão arterial, elevar os níveis de colesterol, causar tremores e insônia", diz Rondó. Outro cuidado apontado pelo especialista é fugir do café descafeinado, já que estudos mostram que ele aumenta em 10% os níveis de colesterol no sangue e em 18% o acúmulo de gordura na parede das artérias.

Ovo

Durante anos ele foi relegado ao posto de inimigo do peito em função dos níveis de colesterol que esse alimento possui, o que poderia causar uma série de complicações para o sistema cardiovascular. Mas um estudo feito pela Universidade de Minnesota demonstrou não haver relação entre o consumo regular de ovos e o aumento da incidência de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame. "O consumo do colesterol contido nos ovos induz o corpo a produzir menos colesterol fabricado pelo próprio organismo. Nesse processo, há um equilíbrio que preserva o funcionamento saudável do corpo", explica Rondó.

A atenção ao consumo de ovos se deve principalmente ao seu modo de preparo. O ovo cozido e o pochê são as maneiras mais saudáveis de consumir esse alimento. Já prepará-lo frito ou mexido não é tão saudável. "Quando a gema entra em contato com o ar, o que acontece quando o ovo é frito ou mexido, há uma oxidação do colesterol. Esse processo torna a gordura dos ovos mais nociva à saúde", afirma o endocrinologista.

Colocar o ovo cozido na primeira refeição do dia três vezes por semana, uma fonte de proteína, é mais saudável do que consumir pão, fonte de carboidrato, em todos os cafés da manhã. Além da variação na alimentação, que é sempre importante para uma dieta, os ovos são alimentos energéticos que aumentam a sensação de bem-estar durante o dia inteiro.

Maionese

Segundo Rosana Perim, do Hospital do Coração de São Paulo, a maionesetambém pode fazer parte de uma dieta equilibrada. Com novos processos de fabricação, a maionese passou a ser mais saudável e a conter menos gorduras trans. Como é um alimento que possui gorduras importantes que contêm ômega 3, ela é uma aliada no combate ao colesterol ruim, o LDL.

Contudo, a maionese continua sendo muito calórica e gordurosa. Por isso, o seu consumo deve ser controlado e alguns cuidados precisam ser tomados. "A quantidade de gorduras continua alta, e como se trata de um produto de origem industrial, deve-se evitar comer uma quantidade grande durante a semana", explica Rondó. A qualidade do produto também deve ser observada. Fique longe das maioneses das lanchonetes oferecidas sem rótulos e aquelas que não priorizam a redução de gorduras saturadas e calorias na receita.

Margarina

A margarina já teve seus altos e baixos no cardápio saudável. Ela surgiu como a opção mais saudável para substituir a manteiga, que contem altos níveis de gorduras saturadas e colesterol, mas depois foi para a lista negra da alimentação por ter gorduras trans de origem vegetal. Segundo a nutricionista Rosana Farah, da Unifesp, o consumo de margarina não está totalmente ligado a gorduras trans. "Algumas versões saudáveis de margarinas , pobres em gordura saturada, ricas em gordura insaturada e sem gorduras do tipo trans são benéficas, desde que também sejam usadas com moderação (pois contém muitas calorias).", diz a nutricionista. No pão, essa versão é a mais apropriada. No entanto, na hora de preparar os alimentos, verifique se é possível substituí-la por azeite ou algum outro óleo vegetal líquido.

Outras pesquisas estão descobrindo o lado bom da margarina. Estudo recente da Universidade de São Paulo, realizado com pacientes de síndrome metabólica (doença que aumenta em até cinco vezes as chances de ataques cardíacos e derrames), sugere que o consumo moderado de manteiga ou margarina não aumenta o risco de se desenvolver doenças cardiovasculares. Até então, os médicos impunham pesadas restrições para os pacientes dessas doenças com relação ao consumo de margarina e manteiga.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Católica San Antonio de Murcia, na Espanha, concluiu que a margarina reduz os níveis de colesterol no organismo. Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, gorduras essenciais que o corpo humano não produz, encontradas na margarina influenciam positivamente o balanço de colesterol no sangue, ela ajuda a manter a saúde cardiovascular e a reduzir o risco de doenças coronarianas e derrames.

Carne vermelha

Segundo o endocrinologista Wilson Rondó, mesmo tendo quantidades de gordura saturada, a carne vermelha ainda é um elemento que deve ser mantido na dieta. Ela é fonte de todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. "Por isso, a maioria das pessoas que não come nenhum tipo de alimento de origem animal, principalmente a carne vermelha, apresentam carência dessa vitamina em longo prazo se não tomarem suplementos vitamínicos", explica Rondó.

De acordo com o especialista, uma alimentação saudável é aquela que traz um equilíbrio entre os micronutrientes, ou seja, vitaminas e minerais, e os macronutrientes, como gorduras, proteínas e carboidratos. Fechar a boca para alimentos ricos no último grupo, como a carne vermelha, que tem fama de engordar, faz mal ao organismo.

Alguns estudos recentes, feitos na França, dizem que é possível enriquecer a carne e o leite bovinos com ômega 3, a partir de uma alimentação a base de linhaça, grão rico nessa gordura. O estudo também diz que o pasto é rico em ômega 3, e quando os animais são criados em campos, o seu leite e sua carne ficam mais nutritivos.