segunda-feira, 16 de março de 2015

APRENDA A LER OS SINAIS CORPORAIS DOS ANIMAIS:



Aprenda a ler os sinais corporais dos bichos e entenda o que eles querem dizer
Expressões devem ser examinadas de acordo com o ambiente e a situação em que se encontram
Revista do CB - Correio Braziliense Publicação:14/03/2015

Apesar de não se comunicarem como os humanos, os animais fazem uso de outros tipos de linguagem. E não são apenas os latidos: o corpo do cão também fala. Assim como o dos gatos. Os pets se comunicam pela audição, pela visão, pelo olfato e pelo paladar. Alguns sinais corporais podem identificar certos comportamentos, sentimentos e até mesmo prever quando o bicho tem intenção de atacar.

Essas expressões, no entanto, devem ser examinadas de acordo com o ambiente e a situação em que se encontram. “A análise de linguagem corporal de cães tem que ser estudada detalhadamente para analisar todos os mínimos sinais e saber interpretar o que eles, naquele conjunto e contexto, significam”, explica a veterinária Joana Barros, que também trabalha com consultas comportamentais de cães e pet sitter.

Por meio da linguagem corporal é possível descobrir alguns segredos da personalidade do animal: se ele é submisso, dominante, agitado ou calmo, por exemplo. O cão agressivo pode esboçar essa tendência com o corpo. “Ele vai colocar o peso sobre as patas dianteiras (exceto buldogues), bocejando, como se estivesse com sono ou se alongando”, explica o adestrador e modificador comportamental Vilmar José.

Ainda de acordo com o profissional, o bicho pode olhar o alvo de lado no momento que antecede à mordida. “Também tem aqueles que estufam o peito e tentam aparentar serem maiores, a fim de intimidar o outro”, explica.

Os sinais corporais podem ser facilmente identificados no dia a dia por meio dos movimentos do corpo, da língua, da orelhas, da calda e pelo olhar do cão. O balançar do rabo é um dos mais significativos desses sinais e pode ter duas interpretações. A primeira é um indicativo de harmonia, de um estado de excitação e de felicidade. O cãozinho que estiver balançando o rabo e erguendo a traseira, enquanto abaixa sua dianteira, pode estar convidando alguém, ou outro bicho, para brincar. Mas, se além de mexer a calda, o pet se alongar e piscar os olhos é bem provável que esteja estressado, prestes a morder. “As pessoas deixam se guiar somente por ver a calda balançando e não reparam nos outros sinais. Isso com certeza é um dos causadores de acidentes”, alerta o modificador comportamental de cães Vilmar José.

O que vai mudar e ajudar a entender o que o animal está querendo dizer é o restante da linguagem corporal e o ambiente. O mesmo serve para gatos. Os bichanos geralmente balançam mais o rabo quando estão nervosos e incomodados. A lambida também tem vários significados. “Desde uma forma de agradar quem está próximo até como uma tentativa de curar feridas”, afirma o adestrador Vilmar José. “Pode também significar limpeza, reconhecimento do objeto ou da pessoa”, acrescenta a veterinária Joana Barros.

A voz do animal também é importante. Existem vários tipo de vocalizações. O latido pode significar alerta, defesa, brincadeira ou um chamado por atenção. Já o grunhido pode ser é um pedido de atenção ou uma saudação. O rosnado é um alerta, um aviso de defesa, um sinal de dominância e ameaça ou em alguns casos, apenas uma brincadeira. Já o uivo, uma tentativa de chamar cães ou pessoas que estão longe. O gemido geralmente expressa dor.

Até mesmo se o cão estiver quieto e aparentemente sem nenhuma expressão já é um sinal corporal. Animais assim, tão prostrados, podem estar demonstrando depressão ou carência. Depende muito do contexto da situação. Caso exista algum outro comportamento estranho no pet, é necessário procurar um profissional.

Saiba o que ele quer dizer

Agressividade/prestes a morder: Colocar o peso nas patas dianteiras e bocejar. Eles também eriçam os pelos e esticam o corpo tentando aparentar serem maiores e mais fortes para intimidar o outro.
Paz e amor: primeiro sinal do cão é aquela lambidinha básica no nariz. As orelhas geralmente estão baixas e o olhar permanece tranquilo. O intuito é fazer amizades e deixar claro que é da paz.
Chateado: um cão triste ou com medo tende a estar mais acuado, encurvado, com a cabeça mais baixa e com rabo entre as pernas.
Vamos brincar: Traseira erguida (com a calda balançando) e a dianteira baixa. A língua pode ficar para fora e o cão fica inquieto.
Relaxamento: quando o cão vira a barriga para cima. Isso demonstra confiança, pois suas vísceras estão à mostra.

Fonte:http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/03/14/...


CALMING SIGNS - UM PEDIDO DE PAZ

"Embora os cães nasçam com a capacidade de usar sinais de apaziguamento, a socialização tem um papel importante para ajudar a desenvolver essas habilidades. Filhotes que são retirados de suas mães muito cedo, por vezes, têm dificuldade em se comunicar de forma eficaz com outros cães mais tarde na vida. Depois de ter adotado o seu cachorro, a melhor coisa que você pode fazer por ele é permitir que ele interaja com tantos outros, sejam filhotes ou cães mais velhos tolerantes, quanto possível.Isso irá garantir que ele aprenda bem a "linguagem canina" e vai ajudá-lo a evitar problemas mais tarde na vida." (Taryn Blyth)

Sinais de apaziguamento representam uma falta de confiança e servem para evitar a hostilidade. Cães demonstram comportamentos de apaziguamento, para suprimir um comportamento agressivo que poderia acontecer.
Gestos de apaziguamento são frequentemente associados com saudações amigas. O cão que não tem confiança também pode ter atitudes pacificadoras como uma forma de reconhecer sua própria inferioridade social ou anunciar seu medo.




Sinais de apaziguamento (calming signs), são os que um cão faz quando ele quer dizer: "Eu não me sinto confortável agora ou não quero brigar/brincar. Por favor, pare. "Em outras palavras, estes sinais são usados ​​para quebrar um clima tenso. No entanto, eles não significam necessariamente que o cão quer “ fugir” do cão (ou pessoa), mas que o cão está se sentindo um pouco pressionado com a situação ou até mesmo cansado. Os sinais de apaziguamento, muitas vezes mostram uma falta de confiança. Além disso, eles são feitos para serem recíprocos. O cão que se sente desconfortável oferece o sinal de apaziguamento, e espera a respostas do outro cão comunicando que ele entendeu, e que ele, também, não é uma ameaça.
Você já observou como é difícil fotografar alguns cães? Curiosamente, cada vez que você pega a câmera e aponta para o cão, ele olha para o lado. Evitar contato visual, virar a cabeça para um lado e para outro, lamber o focinho, são sinais típicos de um cão numa situação desconfortável.
Alguns cães levantam apenas uma pata dianteira e/ou Curvam-se. O cão que está se curvando e mantém o corpo relativamente rígido e imóvel, está tentando transmitir um pouco de seu desconforto, não necessariamente "deixa o jogo".




Espreguiçar repetida vezes, não aquela ao acordar ou levantar-se que é natural.
Espirrar é outro sinal que pode ter vários significados. Se o cão dá rápidos e repetitivos espirros, provavelmente é emoção, não stress. No entanto, se houver apenas um ou dois grandes espirros, é provavelmente sinal de apaziguamento.
Coçar, este sinal dependente muito do contexto e você precisa prestar atenção ao que está acontecendo se o cão começar a apresentar arranhões e ferimentos.
Xixi, já observou como é comum cães se aproximarem, se cheirarem e depois se virarem e fazerem um xixi? Este pode ter diversos significados, dentre eles o "calming sings.
Piscar repetidamente, é resultado de um gesto de apaziguamento, assim como "sorrir".
Sacudir o corpo como se estivesse se secando apesar de não estar molhado, é outro típico sinal de apaziguamento.



evitar contato visual


Estrabismo - Esta é uma maneira de olhar na direção de algo, alguém, ou um outro cão, sem fazer contato visual.
Congelar - Ficar imóvel.
Caminhar lentamente - Movimento continuo como que em câmera lenta, pode ser meio rastejando e ainda fazendo voltas.




Sentado ou deitado - Com ou sem dar as costas .




Nessa figura é possível observar vários "Calming signs". Os cães estão sentados um de lado outro dando as costas evitando contato visual,um boceja outro "sorri"





Bocejar - A maioria das pessoas associam isso com estar cansado porém é uma demonstração típica de stress.

"Sorrir " - O cão semicerrara os olhos e contrai a boca, dando a impressão de estar sorrindo.
Abordagem - A abordagem direta é mais um desafio ou afirmação de status, aproximar-se lateralmente, evitando contato frontal ou uma abordagem em forma de C é menos ameaçadora.






Farejar o "nada"
"Cheirar o nada", o cão começa a cheirar o chão... Se houver realmente um cheiro no ar, independentemente do que está acontecendo ao redor do cão, então não é nada significativo. Por outro lado, se algo estranho está acontecendo no meio ambiente que o cão começa a cheirar o nada, provavelmente é porque ele não sabe o que fazer.

Todos estes sinais, dentro do contexto de gatilhos são apaziguamento; Eles indicam que o seu cão está com estresse, e está tentando aliviar o estresse.



CALMING SIGNS - QUANDO O CORPO PEDE ( E SINALIZA) CALMA

Por Drª Rúbia Burnier

Cães usam o corpo para expressar emoções e aliviar o estresse.
Entender a linguagem corporal dos cães é a melhor maneira de saber o que eles sentem e o que querem. Tarefa nada fácil, especialmente para seres humanos, reféns da comunicação oral e péssimos observadores.

O “antropomorfismo” é a tendência de interpretar o comportamento animal de forma subjetiva, usando parâmetros humanos para julgar, atribuindo emoções e necessidades que fazem sentido para nós. Um erro comum que prejudica e empobrece nossa relação com os animais.
Os cães são inteligentes e aprendem com facilidade as regras ambientais. Têm grande capacidade de observação e sentidos apurados, especialmente o olfato. Usam o corpo para se comunicar com outros cães e com o ser humano. Desenvolvem estratégias para facilitar a convivência e garantir proteção.




Lamber a boca do outro cão




Sentem o mundo pelo nariz. Têm acesso a um universo que nossos sentidos não alcançam, que não se expressa externamente. Percebem as emoções pelo cheiro de hormônios e proteínas. Detectam doenças, como o câncer, através de gases exalados pelo nariz e de substâncias presentes na urina. Habilidade que foi testada pelos cientistas, cujos testes confirmaram capacidade acertiva em torno de 95%.






olhos baleia (quando você pode ver o branco dos olhos)





O olfato seu grande sensor, o corpo sua melhor forma de expressão. Uma linguagem traduzida por movimentos de rabo, orelhas, olhos, boca e nariz. Útil na comunicação com outros indivíduos, serve também para aliviar a ansiedade, apaziguar conflitos, evitar brigas, relaxar...



Bocejar




“Calming signs” são comportamentos que os cães adotam em situações de estresse. São usados para manter a harmonia do grupo e controlar o medo, expressar intenção pacificadora nos contatos sociais, e para driblar a timidez e desconforto.



Os sinais corporais apaziguadores são indispensáveis à convivência entre os cães e com o ser humano. Infelizmente, nem todo cachorro é capaz de reconhece-los. Talvez porque não teve chance de aprender na infância ou acabou se esquecendo, pois vive confinado no mundo humano.
Uma pena...
"A violência maior praticada contra os animais é negar-lhes sua identidade." (Rubia Burnier)



Fontes pesquisadas:
http://reactivechampion.blogspot.com.br/2011/05/sarah-kalnajs-seminar-appeasement.htmlhttp://kayesdogtrainingcourses.wordpress.com/2012/10/09/appeasement-behaviour/http://www.thebalancedcanine.com/how-handle-fear-fear-aggression-dogs/ http://www.solveigtr.com/dempende-eng-tr.htm
http://www.whole-dog-journal.com/issues/14_8/features/Detecting-Your-Dogs-Stress-Signals_20326-1.html
http://www.tarynblyth.co.za/articles/caninebodylanguage/
Fonte:http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2013/09/calming-signs-um-pedido...









http://aumagic.blogspot.pt/search?updated-max=2015-03-14T14:54:00-0...results=7&start=22&by-date=false

sábado, 14 de março de 2015

29 FOTOS QUE VOCÊ NUNCA VIU ANTES!!!


O lago de lava do vulcão Erta Ale continuamente ativo, Etiópia

Quando a Grande Muralha da China termina

Um géiser, segundos antes de entrar em erupção

Cidade bávara de Nördlingen construída em uma cratera de 14 milhões de anos, criada por um impacto de meteoro.

Uma enorme tempestade de poeira que atingiu o oeste da Austrália no início de 2013

Um arco-íris raro de 360 ​​graus, capturado de um avião

Alpinistas subindo o Monte Everest em maio 2013

Daytona Beach 1957

Uma vista aérea de um despejo de sucata de pneus

Bagger 288, o maior veículo terrestre do mundo

Uma secção transversal de um cabo submarino

Dentro de um dos centros de dados do Google

Local de trabalho de Einstein, após sua morte

Michelangelo ilustrou suas listas de compras para que seus servos analfabetos soubessem o que comprar.

O interior de um FedEx Boeing 757, sem qualquer carga

Prisão superlotada em El Salvador

O escritório de Hitler

Estátua enorme de Genghis Khan na Mongólia




O que pugs parecia antes reprodução seletiva

Ovos de um polvo

Os dentes de George Washington

Um relógio pertencente a Akito Kawagoe que parou às 8:15, a hora exata da bomba de Hiroshima em 1945

Uma imagem microscópica de uma língua humana

Cinco quilos de gordura em comparação a cinco quilos de músculo

As células cancerosas sob um microscópio eletrônico

Raios-X, antes e após o tratamento (correção) de escoliose

A foto mais nítida de Mercúrio já tirada

Marte em sua cor natural – arquivo da Curiosity Rover

As luzes do polo norte a partir do espaço






terça-feira, 10 de março de 2015

CINCO CIDADES MAIS SEXUALMENTE ATIVAS DO BRASIL:



Uma pesquisa feita pela Sexlog, a maior rede social de sexo e swing do Brasil, revelou números inusitados sobre o comportamento íntimo das principais cidades do país na internet. Com base nos dados de mais de 4 milhões de usuários da rede, os resultados indicam que elas também são as que mais usam a tecnologia para buscar prazer. Confira a seguir quais são elas e constate se sua vida sexual está sendo prejudicada pelo meio onde você mora.

5. Salvador: liberal e casual
A cidade com mais homens gays em busca de sexo casual coincidentemente também é o lugar que mais tem travestis e transsexuais. Mais da metade dos homens solteiros e heterossexuais de Salvador estão atrás de parceiras.


4. Porto Alegre: solteiro à procura
Se você perguntar para um cara solteiro de Porto Alegre, provavelmente ele vai te responder que está à procura. A cidade se destaca como a que contém mais homens solteiros em busca de parceiras da nossa lista.

3. Brasília: amigos de orgia
Brasília é a mais sacana: a cidade é a que tem mais casais em busca de parceiros! Simplesmente 30,75% dos pares por lá estão procurando um homem disponível para reacender a chama.


2. Rio de Janeiro: capital das solteiras
Em relação a busca por parceiros, o Rio de Janeiro é a capital das mulheres solteiras à procura de diversão nas redes sociais . No quesito homens solteiros em busca de parceiras, a campeã é a capital gaúcha, Porto Alegre.

1. São Paulo: swing, festas e eventos de sexo
É a campeã quando o assunto é utilizar a rede para procurar locais onde há novas possibilidades de prazer. Líder no setor de turismo e negócios, a capital paulista também é a cidade com mais casas de swing, festas e eventos de sexo. Já a capital Brasília lidera a busca de casais interessados em agregar parceiros à relação.

Leia também:
Aplicativos de sexo
Sexo oral: O que você ainda não sabe
Sexólogos falam sobre sexo anal
Os perigos das drogas sexuais

segunda-feira, 9 de março de 2015

4 SITUAÇÕES INADMISSÍVEIS QUE AINDA ACONTECEM COM AS MULHERES...





Feliz Dia Internacional da Mulher!

Sinceramente, poucos são os motivos para serem comemorados neste domingo (8). Embora muita coisa tenha melhorado para as mulheres nas últimas décadas — e sim, realmente muita coisa melhorou — ao redor do mundo inteiro elas ainda sofrem violência todos os dias. Mutilação genital, ataques com ácido, violência sexual, privação de educação.

Investigamos situações como essas, às quais milhões de mulheres ainda são submetidas, e o resultado é desanimador.

Segundo dados do Banco Mundial, mulheres entre 15 e 44 anos têm mais chance de morrer por estupro e violência doméstica do que de câncer, acidentes de carro, situações de guerra e malária.

1. Mutilação Genital

Salimata Knigh, uma sobrevivente da mutilação genital

Considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma violação dosdireitos humanos , esta prática consiste em remover - parcial ou totalmente - os genitais femininos, com a intenção de impedir que a mulher sinta prazer sexual. Não há nenhuma justificativa médica para esse tipo de intervenção, de acordo com aOrganização Mundial da Saúde.

De acordo com dados divulgados pela Unicef em fevereiro, há cerca de 130 milhões de mulheres e meninas vítimas da prática vivas atualmente.

A mutilação genital é mais comum em países da África e em algumas localidades do Oriente Médio, mas estima-se que na Europa, o número de mulheres ameaçadas pela mutilação genital gire em torno de 500 mil - a maioria dos casos se concentra em comunidades de imigrantes que vêm de países onde a mutilação é considerada "parte da tradição".

Geralmente a operação é feita de forma rudimentar, sem anestesia e em condições de higiene "catastróficas", de acordo com a Desert Flower Foundation. Facas, tesouras, lâminas e até cacos de vidro podem ser usados nos procedimentos, geralmente feitos até os 15 anos da vítima.

Dados da Unicef mostram que a prática se alastra principalmente na Somália e na Guiné, onde 98% e 97% da população feminina foi mutilada, respectivamente. Caso a prática não seja inibida, 30 milhões de mulheres podem sofrer mutilação genital na próxima década.

A Unicef, no entanto, afirma que a situação está melhorando, ainda que em um ritmo muito abaixo do ideal. A chance de uma menina ser cortada hoje em dia é um terço menor do que era há 30 anos.

Vários países contam com legislação para inibir a prática e uma série de tratados internacionais, convenções da ONU e a própria Declaração Universal dos Direitos Humanos trazem observações severamente contrárias à prática.

A dificuldade de combatê-la pode ser explicada, entre outros motivos, pelo fato de que muitas sociedades consideram a mutilação genital um rito de passagem da infância para a vida adulta da mulher, assim como uma prática cultural e religiosa.

A OMS afirma que a mutilação causa sérios riscos como hemorragia, tétano, infertilidade e a necessidade de outras cirurgias para reparar o estrago.



2. Ataques com Ácido

Saira Liaqat foi vítima de um ataque com ácido no Paquistão

Os ataques com ácido atingem principalmente mulheres e crianças, geralmente com oobjetivo de mutilar, desfigurar ou cegar as vítimas. Esse crime raramente causa a morte, mas traz danos físicos e psicológicos severos e perpétuos.

O número de ocorrências de ataques com ácido é maior em países pobres, mas há casos registrados em diversos países do mundo como Índia, Laos, China, Japão, Etiópia, Nigéria, Quênia, México, Jamaica, Guiana, Argélia, Uganda, Afeganistão, Grécia, Turquia, estados Unidos, Austrália, Reino Unido etc.

Quando jogado diretamente no corpo, o ácido derrete a carne e até os ossos, causando uma dor sem precedentes e podendo deixar, além dos danos estéticos, as vítimas cegas e mutiladas.

É muito difícil obter dados exatos sobre esse tipo de crime. A Índia, um dos países com maior incidência de ataques, até 2013 não registrava os crimes envolvendo ácido separadamente. Foi uma emenda no Código Penal do país que fez com que esse tipo de ataque fosse registrado separadamente.

De acordo com números da Acid Survivors Foundation, de 1999 até 2014 foram computados 3.240 incidentes envolvendo 3.582 pessoas. A própria fundação, no entanto, reconhece que os números não são 100% precisos, e que o levantamento é feito com base em relatos de vítimas, ONGs e notícias.



3. Violência Sexual

Menina que foi vítima de estupro na República Democrática do Congo

As taxas de violência sexual são difíceis de serem estabelecidas. De acordo com a ONU, isso se deve ao fato de que em muitas sociedades, esse tipo de crime ainda causa vergonha e sentimento de culpa nas vítimas, fazendo com que muitas denúncias deixem de ser feitas.

O tema também é considerado pela OMS como um problema de saúde públicaque traz severas consequências à saúde mental, física e sexual das mulheres.

Segundo a ONU, estima-se que uma em cada cinco mulheres serão vítimas de estupro ou de uma tentativa de estupro ao longo da vida.

Em algumas sociedades, as mulheres que sofrem estupro têm ainda que se casar com o criminoso ou são mortas pela família, "em nome da honra". O Unfpa, órgão ligado às Nações Unidas, estima que pelo menos 5.000 mulheres percam a vida anualmente por causa de crimes de honra.

Nos últimos dias, o mundo voltou a discutir um caso que chocou a Índia e a comunidade internacional em dezembro de 2012, quando uma jovem de 23 anos foi estuprada por cinco homens dentro de um ônibus em Nova Déli. Ela morreu 13 dias após o ataque, e seu caso gerou uma onda de protestos sem precedentes em todo o país.

O assunto voltou à tona por causa da repercussão do documentário India's Daughter(A Filha da Índia, em tradução livre), que trazia depoimentos chocantes de um dos condenados pelo crime.

Esse tipo de crime, no entanto, acontece em TODOS OS PAÍSES DO MUNDO e em todas as camadas da sociedade. Em setembro de 2014, Emma Sulkowicz chamou a atenção da imprensa americana e internacional ao afirmar que foi estuprada por um colega da renomada Columbia University, em Nova York. Seu agressor continuou na instituição e ela disse que foi desacreditada por autoridades da universidadeque, supostamente, deveriam investigar seu caso e apoiá-la.

Mais recentemente, um aluno da Universidade de Illinois-Chicago foi acusado deestuprar uma colega dentro de um dos dormitórios da instituição. À polícia, ele se defendeu das acusações afirmando que estava recriando cenas do filme50 Tons de Cinza.

Os estupros também são usados como táticas de guerra em conflitos, seja parahumilhar oponentes, aterrorizar indivíduos e destruir sociedades.

Grupos armados como o Estado Islâmico e o Boko Haram frequentemente sequestram mulheres que são transformadas em "esposas" de combatentes ou em escravas sexuais.

Entre 250 mil e 500 mil mulheres foram estupradas durante o genocídio em Ruanda, no ano de 1994 e na República Democrática do Congo, em média 36 mulheres são estupradas todos os dias.



4. Privação de Educação

Meninas durante aula em Bamiyan, no Afeganistão

Embora a Declaração Universal dos Direitos Humanos seja clara ao afirmar, em seu 26º artigo, que a educação é um direito de todos, uma em cada cinco meninas está fora da escola, segundo dados da própria ONU.

Entre as causas da ausência das meninas da escola estão a pobreza - muitas vezes a família prefere educar os filhos do sexo masculino -, o casamento precoce e o trabalho doméstico. Além disso, situações de assédio sexual no ambiente escolar podem fazer com que as jovens deixem os estudos.

No mundo inteiro, 80% das mulheres adultas são alfabetizadas. Entre os homens, o percentual é de 89%. Já nos países menos desenvolvidos, apenas 51% das mulheressabem ler e escrever.

A Unesco afirma que 31 milhões de meninas estão fora da escola primária e que 17 milhões não devem nunca ingressar no sistema de educação formal. Os países com piores índices são a Nigéria, onde quase 5,5 milhões de garotas estão sem estudar, o Paquistão, com 3 milhões de meninas ora das salas de aula e a Etiópia, com quase um milhão de meninas fora da escola.

Os dois primeiros países do ranking tem, em seu território, a intensa atuação de grupos terroristas que visam impedir o acesso de jovens à educação.

Na Nigéria, em abril de 2014, o Boko Haram sequestrou mais de 270 meninas de um internato em Chibok, no nordeste do país. Em tradução livre da língua local, hausa, Boko Haram significa "a educação ocidental é proibida".

O sequestro gerou condenações globais e uma enorme campanha pelo resgate das estudantes. A campanha em parte se disseminou graças à hashtag #BringBackOurGirls (tragam nossas meninas de volta).

Até hoje, no entanto, nenhuma menina foi resgatada.

No Paquistão, o Taleban matou pelo menos 141 pessoas - a maioria crianças - aoatacar uma escola administrada por militares em Peshwar, no Paquistão. O grupo é o mesmo que atacou a jovem Malala Yousafzai. Ela foi baleada por causa de sua campanha contra os esforços do Taliban para negar educação às meninas.

Malala ganhou o Prêmio Nobel da Paz no ano passado. Atualmente, a jovem vive no Reino Unido e não pode voltar ao Paquistão por ameças de morte direcionadas à ela e sua família.

No ensino médio, a situação ainda é mais complicada: 34 garotas estão fora das salas de aula.

A Unicef afirma que a educação feminina tem um efeito "multiplicador".


"Meninas educadas são mais propensas a casarem tarde e ter menos filhos, que terão mais chance de sobreviver, assim como melhores condições de nutrição e educação. Mulheres com mais alto nível de escolaridade também são mais produtivas em casa e mais bem remuneradas além de serem mais aptas a participar em decisões políticas, sociais e econômicas."



De acordo com a Unesco, se todas as mulheres tivessem completado os estudos primários, os casamentos infantis e a mortalidade infantil poderiam ser reduzidas a um sexo, e as mortes maternas a dois terços.





sábado, 7 de março de 2015

10 MULHERES QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE:




Neste artigo trago uma seleção de 10 mulheres que se impuseram ao domínio masculino e que de alguma forma mudaram a história da humanidade. Seja nas artes, na ciência, na política, essas mulheres romperam preconceitos e sempre estiveram à frete de seu tempo.

Para ilustrar essa poderosa figura feminina, recorro à lendária figura de Lilith. No Talmud (texto da sabedoria judaica) ela foi a primeira mulher de Adão antes mesmo da fútil e tola Eva aparecer. Feita em igualdade de condições (de barro) com o primeiro homem, Lilith não aceitou se submeter a Adão. Por isso, ela foi expulsa do paraíso e se transformou na serpente que seduziu Eva.

O assunto é polêmico, coberto de paixões e muitos podem até divergir desta minha lista, parcialmente ou totalmente. Claro que existem outras tantas que até seria difícil enumerá-las neste espaço, mas relacionei aqui aquelas que de alguma forma me tocam mais. Vamos a elas, então:
Cleópatra

É uma das mulheres mais conhecidas da história mundial por ter sido a intrigante rainha do Egito. Longe de ser apenas mulher fútil e entregue aos prazeres mundanos como muitos acreditam, Cleópatra foi uma grande negociante, estrategista militar, falava 10 idiomas e conhecia filosofia, ciências, literatura e artes gregas. E não, ela não era bonita.




Joana D’arc

Ela foi uma importante personagem da História francesa, durante a Guerra dos Cem Anos, quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Desde criança ela tinha visões que a aconselhavam entrar para o exército. E assim ela o fez. Cortou o cabelo bem curto, vestiu-se como homem e foi lutar na guerra. Em 1430, foi capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Acusada de praticar feitiçaria, foi condenada à morte na fogueira.Em 1920, foi transformada em santa da Igreja Católica.




Rainha Elizabeth I

Seu reinado foi considerado de paz e prosperidade, comercial e culturalmente. Ficou conhecida como “a rainha virgem” por nunca ter se casado. Governando um país dividido por questões religiosas, ela unificou a Inglaterra ao dominar a nobreza e afastar a Igreja do governo. Em 1588, abriu o caminho para a Inglaterra se tornar a maior potência colonizadora do planeta. Para os ingleses, ela foi ótima. Já para os colonizados, nem tanto.




Marie Curie

A física polonesa Maria Skodowska Curie foi uma importante figura história da Ciência. Ela foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, ao se destacar como pesquisadora dos fenômenos radioativos. Com ela, começa a se desenvolver de fato a pesquisa da energia atômica.




Golda Meir

Ela se dedicou à causa sionista e foi uma das fundadoras do Estado de Israel, em 1948. Pelas posições que adotou quando primeira-ministra, em 1969, foi taxada de a "dama de ferro", bem antes do termo ser adotado para descrever a ex-premiê britânica Margareth Thatcher.




Virginia Woolf

Ela fez parte do grupo de Bloomsbury, bairro londrino que servia de ponto de encontro para os intelectuais que questionavam as tradições literárias, políticas e sociais da era vitoriana, cujos maiores objetivos eram a verdade, liberdade de expressão, amor pela arte e respeito à individualidade. Além de ser uma das maiores escritoras de todos os tempos, Virginia Woolf é reconhecida também como autora de livros feministas. O primeiro e talvez o mais importante deles é “A Room of One's Own (Um Teto Todo Seu), escrito em 1929, baseado em palestras feitas pela autora em colégios para mulheres.




Coco Chanel

Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 1920. Libertou a mulher daqueles trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19, ao estabelecer o conceito da roupa feminina funcional. Além de dar à mulher um novo look, ela cria a imagem da nova mulher do último século: independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.




Angela Davis

Ela foi uma das mais obstinadas combatentes da discriminação social e racial durante a década de 1970, nos Estados Unidos. Começou a sua militância política em 1969, quando era estudante universitária. Em 1970, Davis passou a fazer parte dos Panteras Negras, grupo político e social de combate ao racismo. Atualmente, ela é professora do Departamento de História da Universidade da Califórnia.




Marilyn Monroe

Foi e continua sendo o primeiro grande símbolo sexual dos Estados Unidos e do mundo. Sua aparente vulnerabilidade e sua sensualidade natural a tornaram uma das mulheres mais desejadas do século passado. Em agosto de 1963, é encontrada morta em condições misteriosas. Marilyn inovou, ousou, chocou. Fez o que nenhuma outra atriz havia feito até então. Em uma das cenas de seu último filme, inacabado, “Something's Got to Give”, nadou apenas com a parte inferior de um biquíni da cor da pele. Antes, porém, já havia sido fotografa nua. Até os dias de hoje sua imagem é sinônimo de beleza, sensualidade e glamour, tanto no cinema como na cultura pop.




Luz Del Fuego

Sempre libertária, ela começou como bailarina de circo em 1944. Depois de passar uma temporada estudando na Europa, Luz volta ao Brasil no início da década de 1950 e passa a se apresentar seminua com cobras enroladas sobre o corpo. Adepta no naturalismo, cria o primeiro clube de nudismo brasileiro. “Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não é necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que se precisem esconder”, dizia ela.