segunda-feira, 10 de agosto de 2015

LEITE MATERNO: AMAMENTAR É MUITO SAUDÁVEL E ESSENCIAL AO BEBÊ




A mulher se prepara para amamentar ao mesmo tempo em que ela se prepara para a maternidade.

A amamentação é um dos cuidados importantes para a mulher-mãe e seu bebê. É muito importante que a mulher busque informações e também converse sobre amamentação com outras mulheres, com profissionais especializados em aleitamento materno e outras pessoas. Ela deve ficar atenta porque a experiência com a amamentação costuma ser diferente entre as mulheres, algumas passam por dificuldades iniciais, enquanto outras não encontram problemas.

Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch

O Aleitamento materno é também um ato de amor

Autoria DW Helena Schwar (cn) – Data 07.08.2015

Fontes: http://dw.com/p/1Coimhttp://www.redeblh.fiocruz.br

A amamentação é muito influenciada pela condição emocional da mulher e pela sociedade em que ela vive. Por isso, o apoio do companheiro, da família, dos profissionais de saúde, enfim, de toda a sociedade é fundamental para que a amamentação ocorra sem complicações. Todos devem se informar e tirar as dúvidas antes e durante a amamentação.

O que não fazer?

Não faça pressão sobre a mama para verificar se está saindo leite. Não utilize cremes e pomadas na parte escura da mama (aréola e mamilo).


O Leite Humano: É a alimentação ideal para todas as crianças. O leite humano por sua composição de nutrientes é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros 2 anos de vida. É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil.

Mas o leite humano é muito mais do que isso: Ele possui componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.

E o preparo dos seios?

Durante a gestação a natureza prepara o seio para a amamentação. Ocorrem modificações naturais (fisiológicas) no organismo da mulher desde a gestação, preparando para a fase da amamentação: as mamas ficam maiores, as aréolas (parte escura da mama) tornam-se mais escuras e resistentes pela ação dos hormônios.

O que fazer? Se for possível exponha o seio ao sol da manhã (até 10 h) por 15 minutos e use sutiã confortável, preferindo o de algodão.

Dez fatos sobre o aleitamento materno

Celebrada entre 1º e 7 de agosto, a Semana Internacional do Aleitamento Materno reforça a importância da amamentação. Além de nutrir, o leite materno ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico e na digestão.

1. Como o leite materno se forma?

O leite materno começa a se formar durante a gravidez. Cerca de 24 horas depois do parto, os hormônios progesterona e prolactina colocam as glândulas mamárias em funcionamento. Com a primeira amamentação, a criança dá o sinal de partida definitivo para a produção de leite. Além disso, o hormônio prolactina regula o sistema nervoso da mãe e a quantidade que deve ser produzida.



2. Por que o leite materno faz tão bem para o bebê?

Dizem que o leite materno tem poderes quase mágicos. Nas primeiras semanas de vida, ele protege a criança de infecções intestinais, gases e prisão de ventre, além de auxiliar na digestão. O leite materno também ajuda o bebê a desenvolver seu sistema imunológico e se armar contra alergias. Além disso, o movimento feito pela boca do bebê auxilia no desenvolvimento do palato e da mandíbula.

3. Qual é a composição do leite materno?

A lista de ingredientes é muito grande. Os mais importantes são minerais, vitaminas, gordura e aminoácidos. Além disso, o leite contém nucleotídeos, que fornecem as bases para o DNA; carboidratos, que dão energia; fatores de crescimento, substâncias que auxiliam na maturação da mucosa intestinal; e fatores antimicrobianos, utilizados pelo sistema imunológico para identificar partículas estranhas e neutralizá-las.

4. Fases do leite materno

A composição do leite materno está em constante modificação. Nos primeiros dias do aleitamento, as glândulas mamárias produzem o colostro, um primeiro leite muito rico em nutrientes. A partir do quarto dia, ele se transforma num leite de transição, e, somente no décimo dia, as glândulas mamárias produzem o leite maduro. Mas, esse também se modifica permanentemente ao longo do crescimento da criança.

5. Qual é a quantidade de leite produzida?

Uma mulher produz até um litro de leite por dia. Uma criança bebe por amamentação entre 200 e 250 mililitros. Mas as glândulas mamárias podem se orientar rapidamente pelas necessidades do bebê e oferecer mais ou menos leite.


O leite materno é indiscutivelmente o melhor e mais completo alimento para o bebê até os seis meses de vida. Além de fornecer todos os nutrientes, na qualidade e quantidade ideais, ele é capaz de proteger o bebê contra muitas doenças e ainda contribui para que haja mais equilíbrio emocional quando somos adultos.

6. Por quanto tempo uma criança deve ser amamentada?

Esse é um tema controverso. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno pelo menos até o sexto mês de vida da criança, e como fonte de alimentação exclusiva até o quarto mês.

7. Diferenças culturais

O tempo do aleitamento materno difere entre as culturas. Assim, na República Centro-Africana, as mulheres amamentam seus filhos até o 53º mês de vida, ou seja, quase quatro anos e meio. Para isso, uma mãe produz até 16 mil litros de leite. A média mundial é de 30 meses.

8. Leite materno

Antigamente, as crianças eram amamentadas com “leite feminino”. O termo leite materno passou a ser usado após uma campanha promovida no século 18, que estimulava o aleitamento materno, em vez de essa função ser repassada a amas de leite. As crianças deveriam ser amamentadas por suas mães, e não por “qualquer” mulher.

9. Controvérsia em lugares públicos

Uma mãe que amamenta em locais públicos não costuma ser bem vista, principalmente em países anglo-saxões. Nessas regiões, fotos de mulheres amamentando postadas no Facebook são excluídas imediatamente.



10. Aleitamento materno no mundo animal

Quando se trata da alimentação de filhotes, seres humanos e animais não são tão parecidos. Enquanto o ser humano pode desamamentar seu filho a qualquer momento ou até mesmo não amamentá-lo, os filhotes de mamíferos dependem do leite de suas mães por um longo período. Eles só podem ficar sem o líquido materno quando estão hábeis a conseguir alimento por conta própria. Um macaco, por exemplo, é amamentado durante cinco a sete anos.


{Excerto do post: Reptilianos – Livro Body Snatchers

“Mas se você tivesse sido amamentada com leite materno, o seu índice intelectual seria de 89 por cento, então você seria uma mulher muito mais brilhante se voce tivesse tido acesso a alimentos tops em nutrição, você não é inteligente o bastante para perceber isso agora – por isso nosso sistema escondeu isso de voce. Os cientistas não sabem nada a respeito porque nunca financiamos qualquer pesquisa sobre esse assunto.

Q – Pesquisa sobre leite infantil em pó industrializado?

E – Nós não adicionamos os ácidos graxos essenciais EFAs ao leite infantil, ISSO É DELIBERADO – não deixamos que os seus cientistas pesquisem para descobrir isso, que nós o suprimimos – nós somos os leites infantis – nós estamos em todos os leites em pó para seus bebês, por exemplo na Nestlé, em qualquer empresa produtora de leite para seus bebês, nós somos eles…

E – Nós até mesmo já eliminamos um cientista que pesquisava sobre leite industrializado para bebês – você o conheceu, ele era bastante conhecido, de ataque cardíaco, circundando o material (ver arma No. 1) – ele estava convencido de que algo estava errado (com o leite infantil industrializado) e tentou dizer a outras pessoas.



Q – o que acontece com os leites em pó infantis atuais?

E – Nós não colocamos o necessário (para uma nutrição eficiente do corpo humano) em leites infantis e também nos alimentos industrializados, mantemos as quantidades tão baixas quanto pudermos, apenas o suficiente para mantê-los satisfeitos”…}



Mais informações em:
http://thoth3126.com.br/brasil-bancos-de-leite-materno-para-o-mundo/
http://thoth3126.com.br/nestle-nega-que-a-agua-seja-um-direito-humano-fundamental/
http://thoth3126.com.br/apenas-147-super-empresas-governam-o-planeta-diz-estudo-suico/
http://thoth3126.com.br/apenas-dez-grandes-companhias-controlam-a-industria-de-alimentos-no-mundo/
http://thoth3126.com.br/o-colapso-do-nosso-mundo-comecou-veja-14-sinais-disso/
http://thoth3126.com.br/grandes-surpresas-dentro-de-vacinas/
http://thoth3126.com.br/reptilianos-livro-body-snatchers-capitulos-8-9-e-10/
http://thoth3126.com.br/banco-mundial-ex-executiva-denuncia-elite-global/
http://thoth3126.com.br/o-nascimento-da-inteligencia-na-raca-humana/
http://thoth3126.com.br/para-evitar-leite-em-po-mulher-da-filho-para-amiga-amamentar/

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

www.thoth3126.com.br