segunda-feira, 30 de abril de 2012

COMO CURAR UM RELACIONAMENTO:

COMO  CURAR  UM  RELACIONAMENTO:

Q
uando uma relação vai mal, não importa o tipo de relacionamento, naturalmente uma ou as duas partes começam a gerar conflitos os quais normalmente se manifestam na forma de mágoas, reclamações, cobranças, controle, censura, distanciamento, irritação, entre outras.
            É compreensível entendermos que quando não estamos felizes com a outra parte, tenhamos o costume de nos lamentar e até desabafar para as pessoas mais próximas, o quanto estamos desconfortáveis com a determinada situação. Esse comportamento revela o que podemos dizer como sendo o hábito da maioria das pessoas que passam por tais situações. Contudo, precisamos definitivamente explicar que esse talvez seja o pior entre todos os erros. Pior ainda que o próprio conflito e as desavenças em si são as críticas e as lamentações que envolvem o relacionamento, porque quando estamos agindo assim, estamos reforçando nosso ponto de atração* naquela sintonia de conflitos e críticas, e, por conta da lei da atração**, acabamos atraindo mais situações as quais vamos nos sentir mal, além de que, reforçaremos o comportamento negativo da pessoa a qual estamos criticando.
            O foco dos seus pensamentos e sentimentos sempre se expandirá. Aquilo que você pensa e sente está sempre relacionado àquilo que você atrai para a sua vida, portanto, quando você reclama de algo que vai errado na relação, você está contribuindo maciçamente para a sua ruína. O segredo para mudar isso tudo? Amor, admiração e valorização dos aspectos positivos da outra pessoa...
É fácil? Não.
É possível? Sim.
Funciona mesmo? Faz um milagre...
            A dica é simples: entre centenas de aspectos negativos que você facilmente encontrou na pessoa a qual vem enfrentando uma série de conflitos -seja com o marido, esposa, chefe, funcionário, irmão, irmã, vizinho, filho ou qualquer relação que seja- encontre os seus aspectos positivos. Escolha alguns comportamentos que são exemplares naquela pessoa. Pode ser que você tenha realmente que fazer um grande esforço para encontrar qualidades naquela pessoa, mas valerá a pena.
            Anote essas qualidades em um papel e guarde com você. Todas as vezes que surgir em você uma vontade grande de criticá-la ou de se magoar com alguma atitude dela, lembre-se do papel e leia as suas principais qualidades. Nos primeiros dias, o esforço será grande, mas logo em seguida os resultados virão. Mantenha a disciplina de jamais criticá-la e sempre que essa vontade incontrolável surgir, lembre-se do papel e leia as qualidades daquela pessoa. Depois de alguns dias fazendo essa prática, tanto você quanto essa pessoa passará por mudanças incríveis e rapidamente um milagre acontecerá em suas vidas.
            A força da admiração, do respeito e do amor pelo comportamento de uma pessoa, favorece que ela continue a expressar mais e mais aquela qualidade positiva. Além disso, com o seu ponto de atração sintonizado no amor e na admiração, você atrairá o que para a sua vida?
            Obviamente mais amor e mais admiração!
            Não critique, modifique. Treine a sua capacidade de perceber os aspectos positivos das pessoas, concentre-se neles sempre que os conflitos surgirem. Esse é o segredo do sucesso nos relacionamentos e, assim, você também conseguirá curar qualquer conflito, porque nada que seja negativo consegue resistir ao poder do amor!

*Seu ponto de atração é o seu estado de espírito ou sua vibração pessoal.
** Você atrai e manifesta em sua vida a essência dos seus pensamentos e sentimentos. O que você pensa e o que você sente sempre atrairão situações de mesma semelhança na sua realidade material.


POR   BRUNO  J. GIMENES

sábado, 28 de abril de 2012

UNHAS FRACAS ? VEJA O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO E SAIBA COMO RESOLVER O PROBLEMA

Unhas fracas? Veja o que pode estar acontecendo e como tratar o problema




Toda mulher sabe que, apesar de uma boa alimentação, às vezes as unhas ficam fracas, descamam e quebram por qualquer coisa! Isso pode acontecer por vários motivos, como variações hormonais, uso de medicamentos, estresse e até pelo contato com substâncias químicas, como produtos de limpeza, por exemplo. Muitas já tentaram todas as receitas conhecidas, mas as unhas continuaram quebradiças.


Encontrar o motivo da fraqueza é o primeiro passo para tratá-la. Por isso, é sempre bom procurar um dermatologista para identificar o diagnóstico.


Uma vez afastada a existência de problemas, como fungos ou bactérias que se instalam nas unhas, anemias, hipotireoidismo e desnutrição por má absorção de nutrientes, é bom começar a ficar atenta a hábitos que podem prejudicar a saúde de suas unhas. O Mais Bonita separou uma lista de ações que - apesar de parecerem inofensivas, podem estar "detonando" suas unhas. Olha só!





Na farmácia:

Para dar aquela força extra, é sempre bom começar a "tratar" o problema de dentro para fora. A Galena Química Farmacêutica acaba de lançar no mercado o Proto-Lan 8: uma combinação de Colágeno e Ômega 6, para o fortalecimento das unhas. O bacana do produto é que é 100% natural e também pode ser usado para a hidratação da pele e dos cabelos!

O colágeno é a proteína mais abundante do tecido conjuntivo, podendo ser encontrado na pele, ossos, tendões, cabelos, dentes e unhas. Tem como principal característica a formação de fibras insolúveis que possuem alta força elástica. Dessa forma, o colágeno desempenha importante papel estrutural nos tecidos, garantindo firmeza aos mesmos. 

O Ômega-6 é um ácido graxo que também está presente em todos os tecidos. A pele e o fio de cabelo também apresentam este lipídeo em sua constituição, sendo responsável por manter o equilíbrio hidrolipídico, hidratação e maciez.

Proto-Lan 8 é um colágeno natural, com propriedades emolientes e condicionantes, obtido da pele bovina. É rico em ácidos graxos essenciais, com destaque para o Ômega-6, o qual está presente na concentração que varia de 4 e 10%.

Proto-Lan 8 na Pele:
Proporciona hidratação para peles ressecadas e com rachaduras.

Proto-Lan 8 nas unhas:
Proporciona fortalecimento das unhas fracas ou ressecadas

Proto-Lan 8 nos cabelos:
Promove condicionamento aos fios, confere emoliência e protege contra agressões diárias.

Onde encontrar:
O produto é distribuído pela Galena Química Farmacêutica e pode ser encontrado em farmácias de manipulação de todo o Brasil, ao custo entre R$ 5,00 e R$ 10,00.


CORRETIVO: ANTES OU DEPOIS DA BASE?

Corretivo: antes ou depois da base?

Uma das perguntas que mais recebo das Bonitas que leem o Mais Bonita é sobre a ordem do corretivo e da base. O que passar primeiro?


Por isso, resolvi escrever esse post para deixar no site como dica para todas as futuras Bonitas e para aquelas que, ainda não chegaram a perguntar, mas andam com essa dúvida na cabeça.

Bom, para início de conversa, gostaria de dizer que maquiagem é algo bastante democrático. Cada um faz o que quer e da forma que quer. Ao escrever o post a intenção é somente compartilhar aquilo que funciona para mim e que pode funcionar para outras garotas, ok?

Isso dito, então vamos lá! Base ou corretivo primeiro?

Em casos comuns, uso a base primeiro e depois passo o corretivo.

Por que?


Porque ao usar a base em primeiro lugar, você já da uma boa uniformizada na pele. É claro que só a base não corrige por completo as olheiras e outras marquinhas. Mas elas ficam mais claras e daí você pode usar menos corretivo - o que deixa o visual mais leve e natural.

Quando uso o corretivo antes?


Quando as marcas são mais difíceis de serem corrigidas e é necessário usar corretivos mais elaborados, como no caso de olheiras profundas - que são neutralizadas com corretivo amarelo, por exemplo.

Como faço?

Aplico o corretivo amarelo dando palmadinhas suaves para depositar bem o produto. Depois aplico a base por cima de forma bem suave para não retirar o corretivo que fica por baixo e pronto! Com a pele corrigida, posso iniciar a make.

Por que a mulherada de antigamente aplicava o corretivo antes e a base depois?


Porque tanto as bases quantos os corretivos de alguns anos atrás eram de cobertura pesada. Então, na verdade, não fazia muita diferença aplicar um ou o outro depois. Por costume, o corretivo era aplicado antes. Hoje em dia, com a nova tecnologia empregada nos cosméticos e maquiagens, os produtos estão mais leves e é possível diferenciar a ordem de utilização.
Bom meninas, é isso! Espero que tenham gostado da dica. Super beijo!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

GINECOLOGISTA AMERICANO DIZ TER ENCONTRADO PONTO G


Ginecologista americano diz ter encontrado o Ponto G 
2

AFPEm Washington
Um ginecologista americano afirma ter encontrado o famoso Ponto G, um suposto centro de extremo prazer feminino localizado na parede inferior frontal da vagina e cuja existência é alvo de controvérsia há décadas.
Adam Ostrzenski, do Instituto de Ginecologia de St. Petersburg, Flórida, diz ter confirmado a existência do Ponto G depois de realizar uma dissecação na parede interna da vagina do cadáver de uma mulher de 83 anos, indica o estudo publicado nesta quarta-feira pelo Journal of Sexual Medicine.
O Ponto G identificado se apresenta como uma pequena cavidade bem definida na parte posterior da membrana perineal, de 16,5 milímetros da parte superior do orifício da uretra, criando um ângulo de 35 graus na parte lateral da uretra, de acordo com Ostrzenski, principal autor do estudo.
Formado por três regiões distintas, o Ponto G no cadáver analisado media 8,1 mm de comprimento e uma largura variável entre 3,6 mm e 1,5 mm e uma altura de 0,4 mm.
Uma vez extraído do cadáver, o Ponte G e todos os tecidos adjacentes variaram entre 8,1 a 33 mm.
"Este estudo confirma a existência anatômica do Ponto G, o que pode levar a uma melhor compreensão e melhoria da função sexual feminina", segundo Ostrzenski.
O editor-chefe da revista, Irwin Goldstein, destacou a descoberta por contribuir para o conhecimento da anatomia sexual da mulher e sua fisiologia.
O Ponto G, chamado assim pelo ginecologista alemão Ernst Graefenberg, o primeiro a mencionar sua existência em 1950, é um lugar muito sensível na vagina que, estimulado, concede à mulher grande excitação e um potente orgasmo.
No entanto, a existência do Ponto G foi questionada por quem afirma que é subjetivo, e alguns especialistas afirmam, inclusive, que não existe.
Os críticos questionam também as descobertas mais recentes, destacando que o Ponto G só parece excitar algumas mulheres e que sua importância pode ser exagerada pelos vendedores de produtos sexuais.
"É um estudo de caso relativo à dissecação do corpo de uma mulher cujas experiências sexuais desconhecemos", escreveu a pesquisadora sexual Debby Herbenick na revista digital Daily Beast.
"Ela desfrutava de penetração vaginal? Achava prazerosa ou erótica estimulação do Ponto G? Não sabemos", assinalou.
Só para algumas
Em 2008, a mesma revista publicou um artigo de um pesquisador italiano que fez uma ecografia da área da vagina de nove mulheres que diziam experimentar orgasmos vaginais e 11 que diziam que não.
Este estudo concluiu que a característica anatômica existe, mas só algumas mulheres a têm.
Os críticos replicaram que não estava claro se o suposto Ponto G é uma estrutura nova ou, simplesmente, uma extensão do clitóris.
Herbenick insistiu que a última descoberta acrescenta pouco à pesquisa.
"Não sabemos quantas mulheres (caso haja alguma) têm estruturas similares. E certamente não sabemos se a estrutura tem algo a ver com a estimulação do Ponto G, o prazer sexual, as sensações eróticas ou o orgasmo", escreveu.
"Não é que as partes do corpo venham com etiquetas que indicam o que são, e chamar essa estrutura de 'ponto G' não faz com que seja".

sábado, 21 de abril de 2012

ESSA É PARA RIR UM POUCO...


ESSA É PARA RIR UM POUCO, MAS ESTOU VIVENDO MAIS OU MENOS ASSIM AMIGOS.......


Recebi de uma amiga pedindo desculpas por não me enviar mais e-mails
1e6aed2.gif
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes..
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber
.
1e6aee1.gif

Todos os dias deve-se comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.

E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.
Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma). 

1e6aee1.jpg

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo.
Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.
Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação..

Na minha conta são 29 horas por dia.

A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!

Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos e seus pais.
Beba o vinho, coma a maçã

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.

E já que vou, levo um jornal...

Tchau..... 


1e6aef1.jpg

Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail. 


Luís Fernando Veríssimo
 
PS. Não esqueça de orar, agradecendo por ter tempo para tudo isto.
  

OBS; Este email me fez rir tanto que fazia muito tempo que não estava tendo mais essa experiência na minha vida, só poderia ser do Luís Fernando Veríssimo mesmo. Mas desde que me mudei aqui para Goiânia -Go, estou correndo mais que notícia ruim, porque aqui é mais fácil achar um marido para casar, ganhar na mega sena, o Cristo Redentor bater palmas, mas achar uma diarista ou uma empregada doméstica!!!!  NUNCA  NO  BRASIL!!!!
POR ISSO, DIGO AOS AMIGOS QUE DEVO ESTAR COM A PRAGA DA MARINETE (seriado que passou na tv)), QUE ARE BABA, JÁ REZEI PRA TUDO  QUE É SANTO, FIZ  PROMESSA,  NOVENA,  ORAÇÃO,  SIMPATIA, SÓ NÃO FIZ  DESPACHO EM ENCRUZILHADA AINDA, MESMO ASSIM, A  TÃO  DESEJADA AJUDANTE NUNCA APARECEU!!!
Então o jeito é eu me virar mais que "bolacha em boca de véio", como diz o gaúcho, mas eu tem horas que tenho acessos de fúria, choro, depressão, pânico, porque ter que deixar de estar na net lendo, fazendo os cursos que quero, estudando tudo o que os Mestres recomendam e o melhor, retribuindo todo o AMOR, CARINHO  E  ATENÇÃO QUE  RECEBO DOS AMIGOS  AQUI  NA NET, é uma verdadeiro HARAM  E ME  DA  VONTADE  DE ARRANCAR  OS  CABELOS...
Beijos de amor e luz no coração  de todos  vocês!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

DESCOLORINDO OS PELOS:

Descolorindo os pelos

Entre as mulheres que não gostam muito de depilar — porque têm alergia, ou muita sensibilidade à dor — uma opção são os descolorantes de pelo. Trata-se de Alternativa especialmente para aquelas áreas que não se costuma depilar — pois não ficaria natural retirar todos os pelos — como as coxas ou o braço. Vem imediatamente à cabeça a imagem de Adriane Galisteu e suas pernas com pelos bem loiros.
Mas, deixando de lado o fator estético, será que os descolorantes são seguros? Em sua maior parte, e para a maioria das pessoas, sim. Só é preciso ficar atenta à composição deles, explica a médica dermatologista Daniela Landim. "É melhor evitar as fórmulas que contêm amônia. Embora tenham um resultado melhor, são muito alergênicas", diz.
Por isso, se você já teve alergia a descolorantes de pelo, é bom checar a composição deles — é muito provável que a alergia tenha sido decorrente da amônia, composto altamente tóxico. "As dermatites de contato são muito frequentes após o uso de descolorantes", afirma Daniela, que explica ainda que os problemas podem ser mais graves, como quando a amônia atinge o sistema respiratório.
Há, porém, diversos produtos livres de amônia. Alguns deles, que podem ser usados para descolorir tanto pelos quanto cabelo, possuem queratina (componente que ajuda a recuperar os fios), camomila, proteínas da seda e até proteínas retiradas das algas marinhas. Há ainda marcas que oferecem hidratantes para serem usados após o processo. Em todos os casos, não use descolorantes no rosto, que tem a pele mais sensível e propensa a alergias.
Descolorante no sol: pode?
A cena é comum: uma moça besuntada de descolorante tomando sol na praia de braços abertos, para clarear os pelos. Pode ser comum, mas não deve ser repetida, alertam os médicos. A razão é simples: a ação do sol junto a um descolorante ou à água oxigenada causa manchas na pele, onde quer que o produto tenha sido aplicado.
Fique atenta!
Passo a passo para descolorir
O primeiro passo na hora de descolorir os pelos é fazer um teste de alergia com o produto — conselho que vale para todos os métodos químicos. É simples: basta passar um pouco do produto atrás da orelha ou na dobra do braço e esperar 24 horas, para ter certeza de que ele não vai causar nenhuma reação.

Depois disso, o pó descolorante precisa ser misturado com água oxigenada. Aqui, vale um conselho: para os pelos do corpo, use sempre a de 10 volumes, já que as outras são fortes demais.
Faça a aplicação com os pelos secos e use um pincel. Não deixe por mais de 40 minutos. E, se você for morena e tiver os pelos pretos, esse tempo cai para 10.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CONHEÇA O SIGNIFICADO DE CADA SONHO DE A a Z:


Conheça os significados dos sonhos de A a Z

Conheça os significados dos sonhos de A a Z

Monica Buonfiglio

Todas as nossas emoções e experiências podem se refletir nos sonhos? Sonhos ruins têm sentido contrário? Eles são resultado da imaginação ou existe algo mais profundo em seu significado? 

O fundador da psicanálise Sigmund Freud (1856 – 1939) publicou o livro A Interpretação dos Sonhos e revolucionou o tema tecendo um método de análise. Explicou que ao estarmos acordados, a mente tenta continuamente transformar nossas ações ou pensamentos. Porém, quando aparecem barreiras, fatalmente são desmascaradas durante o sono. Assim, conseguimos superá-las, livrando-nos dos problemas. 

Para o fundador da psicologia analítica Carl Gustav Jung (1875-1961), os sonhos representam uma espécie de sinal para dar mais atenção a alguns fatores que podem estar sendo negligenciados. Se não os realizamos, se tornar pesadelos. 

Confira o que cada sonho pode significar.



terça-feira, 17 de abril de 2012

FIM AS PÁLPEBRAS INCHADAS:

Fim das pálpebras inchadas:

 Você sofre com pálpebras inchadas? Dá-lhe gelo nelas! Como o inchaço se dá pelo acúmulo de líquidos no tecido da pálpebra, tudo o que é frio ajuda. Dessa forma, os vasos sanguíneos se contraem, estimulando a circulação.

Veja como combater o problema:

1 - Coloque uma pequena quantidade de coalhada gelada em uma toalha e aplique-a em forma de compressa sobre os olhos fechados durante 15 minutos.

2 - Cubra as pálpebras com rodelas de pepino durante 10 minutos.

3 - Uma bolsa de gelo também pode ser colocada sobre as pálpebras. Pique o gelo e envolva-o em uma toalha para fazer a aplicação. Como alternativa, coloque uma colher de metal na geladeira (não no congelador nem no freezer!) e depois ponha-a sobre as pálpebras.

(Fonte: O Melhor da Sabedoria Popular – Reader´s Digest)

domingo, 15 de abril de 2012

INSPIRAÇÕES DE OUTONO:


Inpirações  de  outono:

É no outono que ocorrem as grandes colheitas, visto que as frutas já estão bastante maduras e começam a cair no chão, como também as folhas das árvores. Os ventos são gelados, e com isso sentimos a necessidade de nos vestirmos mais e, consequentemente de vestir também a nossa casa, para trazer aquele aconchego que as manhãs e tardes de outono nos pedem.
Leia também:
Sonho contemporâneo de liberdade
Inspiração e alegria


Com a chegada do outono, é hora de recolher algumas plantinhas que se ressentem mais com os ventos e a mudança de temperatura, e trazer a natureza para dentro de casa. Ervas são o material perfeito para fazer arranjos bacanas.



Além das flores, caules, folhas, sementes, grãos e gramas, quando secas, produzem um efeito interessante e dá para criar vários arranjos a custo praticamente zero. Claro que elas não vão conservar seu estado eternamente, mas o legal desse tipo de arranjo que você pode ir renovando-o o ano inteiro, se quiser.

Também é hora de aproveitar essa transição no clima para tirarmos as "roupas da casa" do armário para serem lavadas, como mantas, almofadas, cortinas, tapetes...


Essa é uma época do ano em que nos recolhemos um pouco mais, e como ficamos mais em casa, a necessidade de nos agruparmos para nos aquecermos é instintiva e isso se reflete na nossa casa.

Se no verão desentulhamos nossos ambientes, no outono começamos a revisitar nossos guardados.

Outono é uma estação de transição, significa que o sol ainda brilhará com intensidade em alguns dias. Isso significa que o programa de passar as tardes em varandas, pátios, e assim se refrescar um pouco, ainda está no itinerário e não foi descartado.


Apenas mude um pouco esses ambientes de sua casa, pois geralmente, quando o fim de tarde se aproxima e o sol se põe, a temperatura tende a cair relativamente, e algumas vezes, de forma até brusca.
Decorar o local com tapetes, algumas mantas de retalhos no chão, colocar almofadas nas cadeiras, deixa tudo bem mais agradável e aconchegante também.

O mais importante é usarmos a nossa criatividade, aproveitando ao máximo os móveis que temos.
O outono é um periodo em que criamos mais, voltamos nossa atenção ao nosso interior e, consequentemente, observamos mais os detalhes. E quem ganha com isso é a nossa casa.
 s


quinta-feira, 12 de abril de 2012

SOLIDÃO FAMILIAR: A AUSÊNCIA DE QUALIDADE EM MUITOS LARES;;;;


Solidão familiar: a ausência da qualidade em muitos lares

Quando falo neste assunto, gosto de iniciar com uma reflexão de nosso dia a dia dentro de casa, pensando: “Quantas vezes durante um único dia consigo realizar as refeições com meus filhos?”. “Quando realizo as refeições com meus filhos, consigo trocar ideias com eles ou as ideias acabam virando discussões?”.

Leia também:
Você compra muito por impulso?
Depressão masculina

Esta é uma reflexão que vem tomando conta de meus pensamentos há muito tempo. Ouço muitos pais alegarem que não importa a quantidade de tempo que tem para seus filhos e sim a qualidade. Que qualidade é essa que podemos ter com tantas preocupações, pressões do dia a dia, conflitos gerados pelo stress? Estamos vivendo um momento muito complicado em nossas vidas. Percebo que a questão tempo nem é tão importante assim para dedicar aos nossos filhos, mas sim a forma como estamos administrando este tempo.

Como somos pacientes para a dedicação deste tempo com tantas coisas a resolver? Esta preocupação me intriga muito, justamente porque o estresse do dia a dia está nos tirando a oportunidade de vivenciar experiências junto aos nossos filhos, nos impossibilitando de ajudá-los a adquirir valores básicos através de exemplos de vida, do próprio dia a dia.

Sabemos que os valores são construídos através de exemplos de atitudes, então reflito:
- Que exemplos damos aos nossos jovens filhos?
- Será que eles têm a noção de família que tivemos?
- Que futuro, construiremos para eles, se sempre estamos ocupados e sem paciência para ouvi-los ou prestar atenção de como estão, com quem andam ou o que pensam?

O que posso percebo trabalhando há duas décadas com os jovens é que os valores estão totalmente distorcidos. Nossos jovens hoje não têm crença ou religião, são muito imediatistas e estão acostumados a receber tudo pronto e na hora.

Claro que eles são assim, porque assim aprenderam. E, de certa forma, foram reforçados por nós mesmos a desenvolver este comportamento. Nossa ânsia de proteção para os jovens vem sendo tão intensificada nestes últimos anos que contribuímos diretamente para o desenvolvimento de uma estrutura emocional fragmentada, fragilizada. Conflitos são vivenciados por eles de forma radical, impulsiva e instintiva e sentimentos de frustração e fracasso, acaba ganhando espaço nessa estrutura emocional.

Diante disso,  nos deparamos com jovens sem poder de criação, sem espírito crítico, desestimulados e sem vontades. Estamos fazendo para eles justamente o que esperam de nós, adultos coniventes e facilitadores de atitudes e pensamentos. Pra que um jovem precisa pensar, criar e construir, se tudo lhe vem pronto?

Precisamos rever nossa postura enquanto pais, educadores e formadores de opiniões, deixar que nossos jovens vivenciem, experimentem a vida com tudo que ela oferece. Claro que sempre orientando, apoiando-os, mostrando o que é certo ou errado.

Mas não devemos impedir que eles vivenciem suas experiências e que possam, através delas, ter pontos de referência positivos e negativos, sentir fracassos e frustrações, vivenciar angústias e medos, inseguranças, prazeres e desprazeres, a fim de que possam aprender a articular conflitos de forma positiva e consistente, traçando metas e objetivos, criando uma base dentro de si a ponto de ser capaz de enfrentar situações contraditórias ou conflituosas de maneira equilibrada, dando-lhe condições para enfrentamento e resolução de forma equilibrada e com discernimento.

Para isso, é necessário curarmos a doença da solidão familiar. Solidão não é sinônimo de ficar sozinho, pois podemos ficar juntos estando só. A cura da solidão familiar está no “estar presente” de maneira integral e não temporal; é promover situações nas quais o diálogo aparece como protagonizador do equilíbrio familiar.

A cura está no prazer de “estar junto”; de trocar informações, sentimentos, emoções, sejam eles positivos ou negativos. É isso que nos faz sentir-se importante e crescer com uma estrutura emocional segura, forte e sem medo de enfrentar situações surpresa ou inesperadas, nos tornando adultos preparados para viver e encarar ar a vida de forma preciosa e feliz.

* Alessandro Vianna é psicólogo clínico e sente um enorme prazer em estudar e entender o comportamento humano. Clique neste link para conhecer melhor o seu trabalho.

ADMINISTRANDO O TEMPO, ADMINISTRANDO A VIDA:


Administrando o tempo, administrando a vida

Após a boa repercussão de meu texto sobre procrastinação, publicado aqui mesmo no Yahoo! Mulher, fiquei extremamente preocupado com alguns emails que recebi de pessoas que se dizem angustiadas por não conseguir administrar o tempo.
Baseado nestas preocupações, pensei em um texto simples e objetivo, com três etapas para se colocar em prática. Então, vamos lá.

Primeira etapa

Temos que entender que administrar nosso tempo é, primeiramente, uma questão de disciplina da mente. Há pessoas que só de ficar pensando no que tem de fazer já perdem o dia inteiro sem realizar nada, perdem o foco, se angustiam e não saem do lugar! Essa angústia levará a uma sensação de frustração e a desmotivação tomará.

Muitas pessoas me relatam que agem ou agiam desta forma. Porém, faço-as entender que administrar o tempo não é questão de ficar contando os minutos dedicados a cada atividade, é uma questão de saber definir prioridades, focar.

Administrar o tempo é planejar estrategicamente a nossa vida. Para isso, precisamos em primeiro lugar saber onde queremos chegar, qual é o real objetivo a ser conquistado. Esse objetivo tem que ser claro e definido após uma reflexão. Sem ele não temos a “chave” para ligar o motor.

Nesta reflexão, considere seus próprios valores (morais, familiares, religiosos) independentes das imposições sociais. Por exemplo, se para alguns a prioridade é atingir uma meta no trabalho, para outros pode ser passar mais tempo com a família. Portanto, o objetivo é seu!

Segunda etapa

O planejamento é fundamental na segunda etapa. É importante criar estratégias, determinar prazos palpáveis, quantificar e principalmente definir (tentando visualizar) como as metas serão alcançadas.

Reflexões simples como “onde quero estar daqui tanto tempo?” e “qual o prazo que eu tenho?” ajudarão você a se organizar.

Terceira etapa

A terceira etapa e tão importante quanto as anteriores é o “colocar em prática”.

Costumo fazer uma analogia simples com meus pacientes, que quero compartilhar com vocês, leitores. A diferença entre a pessoa que teve muito sucesso e o fracassado está na ação, ou seja, enquanto a pessoa que tem sucesso acreditou em seu objetivo independente das barreiras, planejou, lutou, colocou em prática; o fracassado ficou perdendo tempo se lamentando, dizendo que era difícil, que ninguém daria oportunidade, que a barreira era alta demais para ser superada.

Tive a oportunidade de ler algumas biografias de pessoas que tiveram dificuldades e que tinham tudo para não crescer na vida, mas foram perseverantes, acreditaram em si mesmas. Podemos citar, sem aprofundar, a figura ilustre do grande comunicador Silvio Santos. Quem poderia imaginar que uma pessoa sem grandes estudos, sem um grande poder aquisitivo poderia chegar onde chegou? Ele acreditou, e isso foi FUNDAMENTAL.

Portanto, ache seu real objetivo, planeje, execute e acredite em você sempre, pois o acreditar lhe dará a sensação que “o céu é o limite”!

* Alessandro Vianna é psicólogo clínico e sente um enorme prazer em estudar e entender o comportamento humano. Clique neste link para conhecer melhor o seu trabalho.