ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...se você tem bebê recém-nascido em casa, suas noites têm sido como as minhas...complicadas, né?
A gente levanta da cama mais cansada do que ai dormir, fala a verdade! Enfim, essa fase passa, isso que é bom! Minha filha Nina, aos seis meses, já dormia das 19h as 7h! E é assim até hoje.
Mas quando o bebê é pequenininho, como a Maitê, não é assim tão simples. Até porque ela tem cólicas terríveis, não consegue relaxar! Além disso, a gente tem que ajudá-los a entrar no esquema (num próximo post vou falar sobre rotina). A minha sugestão, nesse caso, é simples:
- Fazer todo dia a mesma rotina antes de dormir. Na minha casa às 18h, mais ou menos, é hora de banho, mamar e cama;
- Tudo o que foi escrito acima é feito à meia luz, em um ambiente silencioso;
- Se a bebê acorda eu não tiro do quarto, não coloco na frente da TV, não deixo que ela desperte;
- Se alguma visita chega e as minhas filhas estão dormindo eu não deixo entrar no quarto — hora de dormir é hora de dormir!
- No caso dos bebês, tem mais um detalhe: eles precisam de ajuda pra entender que a noite é feita pra dormir. Então, eu sempre fecho as janelas às 18h e abro às 7h, para que minha filha entenda que o dia é diferente da noite. Tanto que de dia não tomo muito cuidado com barulho, e à noite sou uma xerife! Ninguém dá nem um piu do lado do quarto!
Enfim, não tem muito segredo, né? O que precisamos é de persistência. No começo é difícil, mas depois é muito bom ter uma criança que dorme bem. O sono ajuda até no crescimento. E no humor! Tem coisa melhor do que uma criança que dormiu bem, que está bem humorada?
Conto minha experiência porque tem dado certo. Mas sei que muitas crianças têm dificuldade pra dormir. Nesse caso, só um especialista no assunto, não tem jeito. Se o seu filho não tem nenhum problema, mas não dorme bem, tente algumas dessas dicas e depois me conte. Num próximo post vamos falar sobre o polêmico livro "Nana Nenê". Já ouviu falar?
Hum...vai dar muito pano pra manga!
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário