segunda-feira, 5 de maio de 2014

CAMPANHA "SEGUNDA VERMELHA" DESMISTIFICA MENSTRUAÇÃO:



CAMPANHA "SEGUNDA VERMELHA" DESMISTIFICA MENSTRUAÇÃO

Movimento defende aceitação da natureza feminina e orgulho de ser mulher

Por: Roberta Struzani


Na primeira segunda-feira do mês de maio (05/05/14) é celebrado por milhões de mulheres de todo o mundo o "Menstrual Monday" (conhecido no Brasil como "Segunda Vermelha"). A campanha - que completa 14 anos em 2014 - tem por objetivo reforçar o orgulho de ser mulher e desmistificar a natureza do corpo feminino, como o ato de menstruar. O movimento, idealizado por Genebra Kachaman e Molly Strange, vem a cada ano ganhando mais adeptos, levando a uma nova consciência.

No começo, o principal objetivo da "Segunda Vermelha" era conscientizar as mulheres sobre os malefícios dos absorventes internos, cujo uso frequente pode dar origem a doenças ginecológicas e infecções, sem contar a incidência de câncer de útero. A campanha propagava, por exemplo, o uso de coletores menstruais - objetos reutilizáveis feitos de silicone e sem toxinas, que coletam o sangue menstrual, sem afetar a saúde ou o meio ambiente. Mas a campanha foi tão bem aceita e valorizada que tomou novos rumos e passou a pregar a defesa da natureza feminina, o orgulho em menstruar e a aceitação danatureza do ciclo da mulher.

Geralmente, as mulheres que participam do movimento coletam seu sangue menstrual e fazem desenhos com o material. Também são expostas fotografias artísticas com mulheres mostrando seus corpos manchados de sangue da menstruação. Essas "artes" podem ser divulgadas em mídias sociais, estampadas em cadernos e diários comercializados ou apresentadas em exposições feitas pelas participantes. A ideia é realizar atividades que manifestem a honra de menstruar e ser mulher, deixando de lado a vergonha em mostrar o sangue que vem do nosso corpo saudável feminino.

Mas vale reforçar que apesar da "Segunda Vermelha" defender o orgulho feminino, ela não pretende excluir o homem, mas sim trazer essa consciência a todos, principalmente à ala masculina, para abraçarem essa causa junto conosco. A ideia é ajudá-los a entender melhor a natureza feminina, como os rompantes de humor da TPM ou os possíveis efeitos colaterais da pílula, por exemplo.



MOVIMENTO TEM RELAÇÃO COM DIA DAS MÃES

Vale atentar que a "Segunda Vermelha" ocorre próxima ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio. Afinal, fisiologicamente falando, o sangue menstrual e a maternidade estão intimamente ligados e ambos são considerados um milagre da vida.

É muito comum ouvir casos de mulheres que mancharam a roupa com o sangue da menstruação e ficaram constrangidas. Em alguns casos, essas pessoas foram consoladas por homens, que disseram ser algo natural e pediram para que não se envergonhassem. Lembro-me de um fato ocorrido com uma amiga de infância, que na época tinha cerca de 12 anos e passou pela situação de ter sua roupa manchada pelo sangue menstrual, o que lhe causou muito desconforto. Um de seus amigos, tão novo quanto ela, mas com uma linda consciência, lhe disse para não se envergonhar do ocorrido, pois graças ao sangue que manchou sua calça, ela teria a benção de um dia ser mãe. E hoje, aos 28 anos, ela foi abençoada com a dádiva de uma linda criança.

Sendo assim, é importante lembrar que o sangue menstrual é um símbolo feminino, de um ciclo muito sábio que ocorre no corpo da mulher. A menstruação retrata o quanto somos diferentes e sagradas."Sendo assim, é importante lembrar que o sangue menstrual é um símbolo feminino, de um ciclo muito sábio que ocorre no corpo da mulher. A menstruação retrata o quanto somos diferentes e sagradas."

A "Segunda Vermelha", então, convida todas as mulheres ou pais de meninas a enxergarem a importância de amar o próprio sangue menstrual, sem vergonha de nada que faça parte de sua natureza.

Segundo as seguidoras da filosofia doSagrado Feminino, assim que a mulher começa a olhar seu sangue da menstruação com outros olhos, cuidando de si com mais carinho e naturalidade, o ciclo menstrual regulariza, as cólicas acabam e até mesmo a TPM pode ser amenizada. Se você acredita nisso e busca esse tipo de resultado, comece a espalhar essa nova consciência de amor ao nosso feminino.



http://www.personare.com.br/campanha-segunda-vermelha-desmistifica-...