terça-feira, 31 de janeiro de 2012

LIVRE-SE DO BUÇO:

Livre-se  do  buço:

Aos onze anos, Fernanda de Souza, 22 anos, notou o aparecimento dos primeiros pêlos no rosto. "Foi quando tive minha primeira menstruação, por isso depilo a região também desde essa idade", explica. E qual o método utilizado? "Uso cera quente desde sempre". Para a universitária, o procedimento atinge menos a pele que a cera fria, além de ser mais rápido do que se depilar a área com uma pinça. "Costumo ir à depiladora a cada três semanas, quando os pêlos voltam a surgir".

Como a região é extremamente sensível, é comum que as meninas no início da puberdade clareiem os pêlos, com a intenção de disfarçá-los. No entanto, a estratégia costuma ser furada. "No meu caso, como costumo ter bastante pêlos, acredito que um possível clareamento faria com eles aparecessem ainda mais", conta Fernanda. E é isso mesmo. Contra o buço, não tem jeito: o melhor é buscar um método de depilação.
Entre as técnicas mais utilizadas, a cera quente é a campeã dos salões de beleza e clínicas de estética. "Como a cera costuma deixar a região avermelhada, os cuidados após a depilação precisam ser redobrados", explica a dermatologista Lilian Estefan (SP). "Evite tomar sol no dia do procedimento ou enquanto a pele não estiver totalmente recuperada, sem vermelhidão, manchas, irritações ou cortes. Filtro solar também é primordial, senão a região pode ficar escurecida". E antes de visitar a depiladora, é necessário algum cuidado especial? "Todo tratamento de face necessita de atenção. O ideal é suspender o uso de ácidos ou cremes hidratantes e rejuvenescedores um dia antes da depilação, só retomando seu uso 24 horas depois".
Para quem prefere depilar em casa, é preciso atenção com a cera. Afinal, a sensibilidade da região não permite que o produto esteja muito quente, sob risco de causar até queimaduras. Outro erro comum de quem depila o buço em casa é puxar a cera forte demais, com intenção de minimizar a dor. "Essa prática estimula o rompimento de vasinhos, causando um aspecto ruim à região", explica a especialista em dermatologia. Então, o que fazer quando pintar aquela festa e os pêlos já estiverem crescidos? Usar lâmina? "Em situação de 'emergência' apelo para o auxílio da pinça. Já experimentei creme depilatório uma vez, mas não gostei nem um pouco do resultado: a sensação era de que eu havia depilado com lâmina, além do pêlo voltar a crescer mais rápido", afirma Fernanda. A explicação é simples: lâmina e creme não retiram o buço pela raiz, por isso os pêlos voltam a aparecer após cerca de dois dias.
Laser nele!
Para evitar constrangimentos por conta do buço, principalmente na adolescência quando os comentários costumam ser bastante desagradáveis, muitas mulheres têm procurado a depilação a laser, considerada definitiva. No caso de Fernanda, a idéia já foi cogitada, mas o receio ainda é grande. "Confesso que tenho medo de aplicá-lo no rosto por existir o risco deixar marcas irreversíveis na pele. Não tenho coragem. Prefiro continuar com o velho hábito de visitar a minha depiladora todos os meses", conta.
Para a Dra. Lílian Estefan, dermatologista especializada em laser e membro da Sociedade Brasileira de Laser, não há o que temer. "Atualmente, há muitos equipamentos de laser e luz pulsada para depilação. A grande vantagem desse método é que problemas como foliculite e escurecimento de pele podem ser tratados, sem que haja lesões".
A dermatologista Ana Paula Meski, médica colaboradora do ambulatório de dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, concorda. "A depilação com laser atualmente é o método mais adequado para a remoção de pelos faciais. A principal vantagem é ser uma forma de remoção prolongada dos pêlos, livrando a mulher de procurar constantemente centros de depilação. As desvantagens são o valor mais elevado e o fato de não atingir pêlos muito finos e brancos", explica a especialista. "A segunda melhor técnica é a remoção com pinça por não agredir a pele".
De acordo com a esteticista do Espaço Valenttina (SP), Marilia Diamanttino, para quem não tem dinheiro ou coragem de usar laser e pinça, é preciso ter muita atenção com a cera aplicada por profissionais. "É importante sempre ficar atenta quanto a temperatura da cera e sobre o uso de material descartável", explica. Pesquise, informe-se e escolha o melhor método para você. Sua pele agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário