domingo, 8 de janeiro de 2012

PAVÊ DE BOMBOM:

Pavê de bombom para começar o ano

Antes de mais nada, feliz 2012 para todos vocês! Depois das breves férias de fim de ano, este blog está de volta à programação normal. Como foram de comilança de fim de ano? Eu não só comi muito bem como aprendi uma receita maravilhosa, que divido com vocês hoje. Ela é praticamente imbatível, pois não conheço ninguém que não goste desse pavê de bombom.
A receita é de uma tia minha, aprendi a prepará-la neste Natal e repeti a dose no Ano Novo. Sucesso absoluto!. Apesar do nome, ela é mais um creme crocante do que um pavê. Fica bem doce, mas não chega a ser enjoativa.
Você vai receber gente em casa para um almoço ou jantar e não sabe o que fazer de sobremesa? Taí uma receita coringa, não tem como errar.
Mãos à obra:
Pavê de bombom
Rendimento: cerca de 10 porções



Ingredientes:
Para a base do pavê
- 10 bombons picados (usei Sonho de Valsa, mas obviamente você pode usar o que quiser)
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (use a lata do leite condensado como medida)
- 2 gemas de ovo
- 2 colheres de açúcar
- 2 colheres de maisena

Para a calda de chocolate
- 1 xícara de leite
- 1 colher de açúcar
- 1 colher de maisena
- 3 colheres de chocolate em pó

Para a cobertura de chantilly
- 2 claras de ovo
- 4 colheres de açúcar
- 1 lata de creme de leite sem soro (se quiser, use a mesma quantidade de creme de leite de caixinha)

Modo de fazer:
- Comece preparando o creme de base. Dissolva a maisena no leite. Leve essa mistura junto com o leite condensado, as gemas e o açúcar ao fogo baixo. Mexa sem parar até engrossar. Desligue o fogo.

- Espere o creme esfriar e transfira-o para o refratário. Coloque o bombom picado por cima, espalhando bem.
- Agora, prepare a calda de chocolate. Misture todos os ingredientes da calda em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa até engrossar e desligue o fogo. - Espere a calda esfriar e despeje-a no refratário, sobre o bombom picado. Atenção: espalhe a calda aos poucos, se você tentar despejar tudo de uma vez um lado vai ficar com mais calda que o outro. Vá colocando aos poucos, às colheradas.
- Agora, prepare o chantilly. Bata as claras até ficarem em neve. Junte o açúcar e continue batendo até ficar como um suspiro. Acrescente o creme de leite e misture delicadamente, sem bater.
- Cubra o pavê com esse chantilly e leve o refratário para a geladeira. O ideal é prepará-lo várias horas antes de servir, para ficar bem firme. Se quiser, coloque-o por um tempinho no congelador, para ficar bem durinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário