sexta-feira, 25 de abril de 2014

TRUQUES DA VÓ QUE FUNCIONAM ATÉ HOJE!!!


Toda família tem aquelas lendas que arrancam risadas quando são comentadas diante dos mais novos. Os jovens geralmente duvidam dos truques antigos, mas a verdade é que quando o negócio aperta, todo mundo corre para saber o que a vó fazia para limpar aquela mancha na roupa predileta, como tirar o cheiro de cebola da mão ou afastar as formigas da cozinha.

Hoje vou resgatar algumas dessas dicas que ajudam e muitas vezes salvam em situações de emergência. Vou me basear em histórias antigas que ouço e também em livros que trazem esses truques! Veja as dicas nas próximas páginas:

Remover cheiro desagradável nas mãos

Truque da vovó nunca falha. (Foto: iStock)Esfregar pó de café ou salsinha. Ambos servem como uma espécie de sabonete natural.

Limpar dentro de garrafas e outros frascos de vidro

Colocar água e grãos de arroz dentro. O atrito do grão com o vidro facilita a remoção de sujeiras. A Chris Campos, em seu livro Casa da Chris, traz outro truque nesse sentido. Para remover o odor e limpar vidros que acondicionam substâncias oleosas basta colocar dentro desses frascos água morna e grãos de café, agitando bem para facilitar a limpeza.

Evitar traças

Espalhe saquinhos de gaze com alfazema seca nas gavetas e outros locais onde possam ter os bichinhos. Segundo o livro Casa da Chris, vale ainda despejar alguns punhados de pimenta em grão nos bolsos de roupas que ficarão guardadas por muito tempo.

Espantar formigas

Distribua cravos-da-índia nos locais onde costuma ter a formiga e também dentro dos potes de açúcar.

Remover cera de vela das roupas

O livro Casa Limpa e Arrumada, da Donna Smallin, indica raspar a superfície que está com a cera com uma faca cega, depois coloque a mancha - virada para baixo - entre duas toalhas de papel limpas e pressione com um ferro morno. Substitua as toalhas várias vezes. Para finalizar, use uma esponja para remover o que restou com um removedor simples de manchas.

Tirar chicletes grudados em roupas

Só aplicar gelo ou água fria para endurecer a superfície, raspar os resíduos remanescentes com uma faca cega.

Salvar a comida salgada

O livro "Sebastiana Quebra Galhos" indica pingar algumas gotas de limão e deixe fervendo mais um pouco. Se for uma sopa, esparrame sobre a tampa da panela um punhadinho de sal, fazendo um círculo, e deixe-a tampada. O sal seco sobre a tampa absorverá a umidade e junto o excesso de sal.

E você? Quais são as suas dicas e truques que fazem diferença no cotidiano da casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário