TRUQUES DA VÓ QUE FUNCIONAM ATÉ HOJE!!!
Toda família tem aquelas lendas que arrancam risadas quando são comentadas diante dos mais novos. Os jovens geralmente duvidam dos truques antigos, mas a verdade é que quando o negócio aperta, todo mundo corre para saber o que a vó fazia para limpar aquela mancha na roupa predileta, como tirar o cheiro de cebola da mão ou afastar as formigas da cozinha.
Hoje vou resgatar algumas dessas dicas que ajudam e muitas vezes salvam em situações de emergência. Vou me basear em histórias antigas que ouço e também em livros que trazem esses truques! Veja as dicas nas próximas páginas:
Remover cheiro desagradável nas mãos
Truque da vovó nunca falha. (Foto: iStock)Esfregar pó de café ou salsinha. Ambos servem como uma espécie de sabonete natural.
Limpar dentro de garrafas e outros frascos de vidro
Colocar água e grãos de arroz dentro. O atrito do grão com o vidro facilita a remoção de sujeiras. A Chris Campos, em seu livro Casa da Chris, traz outro truque nesse sentido. Para remover o odor e limpar vidros que acondicionam substâncias oleosas basta colocar dentro desses frascos água morna e grãos de café, agitando bem para facilitar a limpeza.
Evitar traças
Espalhe saquinhos de gaze com alfazema seca nas gavetas e outros locais onde possam ter os bichinhos. Segundo o livro Casa da Chris, vale ainda despejar alguns punhados de pimenta em grão nos bolsos de roupas que ficarão guardadas por muito tempo.
Espantar formigas
Distribua cravos-da-índia nos locais onde costuma ter a formiga e também dentro dos potes de açúcar.
Remover cera de vela das roupas
O livro Casa Limpa e Arrumada, da Donna Smallin, indica raspar a superfície que está com a cera com uma faca cega, depois coloque a mancha - virada para baixo - entre duas toalhas de papel limpas e pressione com um ferro morno. Substitua as toalhas várias vezes. Para finalizar, use uma esponja para remover o que restou com um removedor simples de manchas.
Tirar chicletes grudados em roupas
Só aplicar gelo ou água fria para endurecer a superfície, raspar os resíduos remanescentes com uma faca cega.
Salvar a comida salgada
O livro "Sebastiana Quebra Galhos" indica pingar algumas gotas de limão e deixe fervendo mais um pouco. Se for uma sopa, esparrame sobre a tampa da panela um punhadinho de sal, fazendo um círculo, e deixe-a tampada. O sal seco sobre a tampa absorverá a umidade e junto o excesso de sal.
E você? Quais são as suas dicas e truques que fazem diferença no cotidiano da casa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário