segunda-feira, 18 de agosto de 2014

10 MITOS E VERDADES SOBRE O SEU MELHOR AMIGO DE 4 PATAS!!!


1-Cães enxergam no escuro. Verdadeiro



Os cães podem ver no escuro muito melhor do que os humanos. Eles vêem objetos e detectam movimentos muito bem no escuro. Não na escuridão total, claro.

A visão noturna é importantíssima para os animais que caçam no escuro, por dependerem basicamente da luz da lua e das estrelas. É o caso das matilhas selvagens e das alcatéias, cujos uivos, usados também para reunir o grupo para caçar, podem ser mais ouvidos à noite, especialmente nas noites claras.

2-Cães enxergam só em branco e preto. Falso

Durante muito tempo se acreditou que os os cães só enxergavam em preto e branco, mas estudos recentes mostraram que isso não é verdade. Cães vêem cores mas o espectro de cores aparece diferente para os seus olhos. Os cães enxergam em cores, mas não distinguem todas as cores que os humanos vêem. Os cães não conseguem, por exemplo, distinguir o vermelho do verde por exemplo.





3 -Pulgas de cachorro e gato não picam as pessoas. Falso



A pulga dos animais é diferente daquela que ataca os humanos. O tipo de pulga que ataca os animais tem preferência por animais com a temperatura mais alta, como os cães e gatos, porém quando o animal e o ambiente estão altamente infestados a pulga vai picar as pessoas, sim
4-Nariz molhado e frio significa que meu cão está saudável. E se estiver com o nariz quente, está com febre. Falso

Nariz molhado e frio não é necessariamente um sinal de que o animal está saudável. A idéia é enganosa. A temperatura do nariz do cão não indica se ele está saudável ou doente. Também não indica se ele têm febre. Diz a lenda que nariz frio ou molhado indica uma boa saúde e que o nariz quente ou seco indica febre ou doença. O único método preciso para medir a temperatura de um cão é com um termômetro. A temperatura normal do cão é entre 38ºC e 39º C, mas em um cachorro pequeno pode descer até 37,5º C. Se a temperatura do seu cão está fora desta faixa, você deve entrar em contato com o seu médico veterinário. Temperaturas acima desses valores, indicam uma situação de emergência.


5- O cão sabe quando o dono está triste ou deprimido? Verdade.

Sim, O cão é especialista em detectar mudanças na expressão, no tom de voz, no cheiro e na atitude humanas. Estudos já comprovaram, mas mesmo sem estudo algum, eu sou a prova viva do quanto eles sabem quando estamos tristes. Quando voltei do enterro de minha avó, minha cachorra Dino era bebezona e pulava em cima de todo mundo, quando chegávamos em casa. Naquele dia, ela veio correndo e parou quando nos viu entrar tão tristes. Durante uma semana se comportou assim, sabendo, reconhecendo nossa tristeza.

6-Humanos passam resfriados para cães e vice e versa. Falso
Cães e gatos não pegam resfriados dos humanos e quando eles estão gripados não passam para nós.

7- A castração evita câncer na fêmea Verdade, se realizada cedo.

As fêmeas castradas antes do 1 cio, por volta de 6 meses, Podemos ter 100% de certeza que não vão desenvolver de câncer de mama na fase adulta. Se não foi castrada antes do primeiro cio, qd antes for realiza da a cirurgia, menores as chances de desenvolver a doença.
8-Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa. Verdade, se realizada cedo.
Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de um ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa. Nesse último caso, pode acontecer de animais continuarem a demarcar território mesmo após a castração, pois já adquiriram o hábito de urinar em todos os lugares.



9- Os cachorros dão risada. Há controvérsias, mas segundo a pesquisadora norte-americana Patricia Simonte, sim! Ela acredita que a respiração ofegante dos cães, típica dos momentos de agitação, é uma manifestação de ele está alegre. Eu não sou especialista em comportamento animal e sei que eles riem, tenho certeza!!!!


10- Formigas na urina do cão pode indicar que ele esteja diabético.
Verdade.

A urina de um cão que tem diabetes tem muito açúcar e pode atrair as formigas, portanto se você vir formigas na urina do seu cão, leve-o ao veterinário para uma consulta.