quarta-feira, 15 de abril de 2015

COLETOR MENSTRUAL, VOCÊ JÁ USOU?


Quando ficamos menstruadas sentimos que nosso cheiro muda, entre outras coisas, é claro. Essa mudança se dá porque com absorventes internos ou externos o sangue entra em contato com o ar e libera esse odor. Com os coletores menstruais isso não acontece.

Além disso, há a questão da sustentabilidade. Absorventes são lixo e quanto mais lixo criamos, mais poluímos. Mas se nada disso a fizer pensar sobre os coletores, chegamos ao ponto que mexe com o coração de qualquer pessoa: economia. Quantos absorventes você usa por ciclo? O copinho é um só.

É normal ter tesão durante a menstruação?

O coletor é feito de um silicone medicinal bem maleável, sem químicos que podem fazer mal ao corpo. Você o dobra e insere. Quando estiver cheio, você tira, lava e pronto, pode colocar novamente. No Brasil ele ainda está começando a ser divulgado, mas na Europa o sucesso já é incrível!



Ilustração maravilhosa do site ovelhamag.com

Mito
O sangue da menstruação não é podre nem sujo. Gente, aquele sangue poderia fazer um bebê fofíssimo, como poderia ser podre? Bebês não são feito da podridão, né?! O sangue fica com cheiro por causa do contato com o ar, que ajuda na proliferação de bactérias, como expliquei no começo. Com o copinho é criado um vácuo, então nada de cheiro.

Conheça as vantagens e desvantagens de interromper a menstruação

Mudança histórica (saiba mais)
No Quênia, meninas deixavam de ir a escola nos períodos menstruais – elas perdiam 20% das aulas do ano por essa causa. Isso acontecia porque o valor dos absorventes clássicos é muito alto e elas não podem se dar a esse luxo – e utilizar papéis, jornais e tecidos não é exatamente prático porque vaza e também porque causa infecções sérias.

Mas aí chegou o coletor menstrual, nosso querido copinho. E essas meninas passaram a frequentar as aulas todos os dias e, com isso, terão mais oportunidades na vida. Por lá, os coletores foram distribuídos por uma ONG, mas aqui você consegue comprar pela internet.

Empresa desenvolve absorvente menstrual que pode ser usado durante o sexo

Dicas

Existem tamanho diferentes. A divisão é simples: você já teve um parto vaginal? Categoria 2. Você não teve? Categoria 1.

Você usa o coletor durante todo o ciclo, apenas lavando com água e sabão neutro quando precisar esvazia-lo. Depois da última utilização você o ferve em uma panela esmaltada só dele, para que não haja contaminação com bactérias.

Lubrificantes e o ângulo certo ajudam a colocar o coletor. Não desista na primeira tentativa, é só uma questão de prática.

Ele pode ser usado por meninas que ainda não romperam o hímen. Ele fica na entrada do canal vaginal e não compromete sua integridade.

Nas primeiras vezes, fique de olho no período que deixa o coletor juntando o sangue, já que tudo depende do seu fluxo. Ele pode ser usado direto por até 12 horas. Mais do que isso não é legal…


Quer comprar? As marcas que mais escuto falar são a InCiclo e o MoonCup. Se você escolher outra marca, faça uma pesquisa sobre ela antes de comprar. É importante garantir que o material é atóxico.

Você tem alguma dúvida sobre sexo? Manda para mim no preliminarescomcarol@yahoo.com.br e siga-me no Twitter (@carolpatrocinio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário