segunda-feira, 28 de maio de 2012

BANHOS DE OUTONO:


Banhos de outono

Aproveite um banho quente e relaxante. (Fotos: Thinkstock)O Outono, com suas noites mais frescas convida a um banho quente e relaxante, e com ele pode se conseguir descanso e beleza  já que é um dos poucos prazeres do dia a dia corrido durante a semana...

Nos últimos anos, com o advento da tecnologia de cosméticos, o banho quente pode sim ser uma excelente ocasião para recompor-se e também tratar da pele e dos cabelos. Não há mais porque proibi-lo tão rigorosamente. O prosaico banho diário de chuveiro pode adquirir novo status com algumas dicas e sugestões.

Que tal fazer de conta que está numa sauna, jogando um pouquinho de essência de eucalipto no chão do box? Com o vapor produzido pela água bem quente, haverá sensação de que se está numa verdadeira sauna, com o cheirinho característico e tudo. Há um considerável alívio para quem está com sintomas respiratórios, gripes, tosses, gargantas cansadas, além do prazer reconfortante que a inalação do eucalipto traz.

Os sabonetes atualmente podem ser verdadeiros tratamentos, envolvendo o corpo todo em espumas perfumadas que lavam e lubrificam. Se a pele de seu corpo tende a ressecar, procure os que são ricos em silicone, óleos lubrificantes (amêndoas, avelã, germe de trigo, abacate, castanha), nutrientes como mel, frutas, vanila, suavizantes como glicerina e alantoina.

A camada mais superficial, de células mortas, vai se tornando áspera em determinados pontos. Friccione uma bucha nas áreas grossas e ásperas dos joelhos, costas e pés. 

Pés merecem cuidado especial.Pés cansados se recompõe num passe de mágica se você puder tapar o ralo do box que tenha certa profundidade, deixando-os numa certa imersão enquanto se toma banho. Isto amolece a pele grossa e atenua dores. Ao sair do chuveiro, massageie-os com hidratante, sentada confortavelmente numa poltrona, enrolada num roupão felpudo. Você verá que a pele grossa dos calcanhares, calos, joanetes vai em parte se despregando.

É hora para o corte das unhas, a retirada de material que se acumula sob elas, a liberação de cantinhos encravados, afastamento das cutículas. Aplique generosamente creme hidratante com ureia e alantoina nos pés e unhas. Resultado: pés macios, bonitos e descansados, com unhas finas e polidas. 
Use uma bucha para dar maciez à pele.Costas e colo com espinhas adquirirão maciez e homogeneidade com substâncias anti-acneicas e antioleosidade, como enxofre, acido salicílico e piroctona olamina usados com bucha levemente áspera. Isto também pode ser feito em braços, nádegas e coxas ásperas, com “bolinhas” que se assemelham a um “ralador”. A textura e maciez serão logo recuperadas.

Aproveite e deixe óleo demaquilante ou creme de limpeza e algodão dentro do box para, à noite, retirar a maquiagem e driblar a preguiça. Massagear delicadamente a face em movimentos circulares facilitará a remoção da pele morta no rosto (sente-se como uma “esfareladinha” discreta). Rosto de pele oleosa, ou com poros dilatados e cravos, beneficia-se com os mesmos sabonetes de piroctone olamina, enxofre, ácido salicílico que, com o vapor quente, penetrarão profundamente. Um hidratante oil free poderá ser aplicado, especialmente a base de ácido glicólico ou vitamina C.

A temperatura quente da água, do vapor, do ambiente, é excelente para aumentar a penetração de produtos nos fios de cabelos. Aproveite todos os restos de condicionadores que se tem em casa, inclusive de marcas e tipos diferentes, aplique nos cabelos e  estará pronto um “coquetel” de hidratação profunda, para aplicar após o shampoo. Prenda os cabelos para cima e, enquanto se toma o resto do banho, deixe agir por alguns minutos. Funciona quase como as hidratações que se faz nos cabeleireiros.
Se puder, tome um vinho enquanto relaxa na banheira.
Se eventualmente há tempo e oportunidade para uma banho de banheira, um copo de vinho branco ou tinto são ricos em alfahidroxiacidos e podem ser adicionados ao banho. Óleos e manteigas de karité são emolientes e lubrificantes. Infusões de erva cidreira e camomila também podem ser despejados para incrementar a sensação de bem estar e relax, dando um soninho gostoso...

Acabado seu banho, envolva-se numa toalha felpuda e aproveite para descansar numa poltrona ou na cama por um momento. Em seguida, comece a aplicar o hidratante deslizante para o corpo, à base de uréia, silicones, germe de trigo, óleo de avelã, de uva, manteiga de karité, manteiga de illipe... Começando pelas pernas e pés massageando lentamente, estenda depois para o resto do corpo, mãos braços, pescoço.  O rosto por fim, agora rosado e brilhante, altamente receptivo ao hidratante adequado ao tipo de pele, com delicado movimentos circulares, faça-o penetrar enquanto relaxa mais um pouco.

Então você ressurge mais bonita, perfeitamente recomposta após este banho especial, momento exclusiva e deliciosamente seu...

Ligia Kogos é médica dermatologista em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário