domingo, 13 de maio de 2012

QUAL O SEU TALENTO?

Qual o seu talento?

Então, levando em conta que, para 50% das mulheres, o maior motivo de angústia é a cobrança própria, fica aqui o convite para a semana.
Que tal refletir sobre seus talentos? Seu valor? Que tal rever seus conceitos?
E se, ao invés de sofrermos por antecedência, preocuparmos-nos em demasia com o futuro e, nesse caso, nos cobrarmos demais, aprendêssemos a lidar com nossos defeitos e imperfeições?
Por que não?
Somos todos humanos e como tal imperfeitos. Logo, todos temos lá nosso leque de qualidades, talentos e também defeitos e falhas.
E o quanto antes soubermos enumerar no que somos realmente bons e no que nem tanto assim, antes poderemos preparar uma estratégia para sair desse impasse.
Até por que, não podemos controlar o futuro, certo?
Logo, a saída está em diagnosticar, fazer uma autoanálise e, então, trabalhar num planejamento de médio e longo prazo para alcançar o que queremos.
Nesse meio tempo, importante ressaltar, desfrute a vida. Desfrute cada momento, comemore cada vitória.
"… é preciso relaxar e desfrutar a vida como ela se apresenta. "As mulheres costumam idealizar o futuro e, por isso, ficam ansiosas com a vida que vem pela frente", afirma Artur Scarpato, psicólogo da PUC-SP. Combater essa ansiedade — assim como a culpa — é um dos segredos das mulheres felizes, finaliza."
Face a isso, fica, então, a sugestão: faça o exercício abaixo e, seja feliz!
  1. AUTOANÁLISE — o que eu quero, que talento possuo? Qual posso desenvolver?
  2. ANALISE DA SITUAÇÃO — quais as oportunidades estão ao meu redor? O que acontece à minha volta? Qual eu quero abraçar?
  3. DEFINIÇÃO DE OBJETIVO — levando em conta meu talento, o que posso projetar? O que posso desenvolver? O que quero e gosto de fazer?
  4. METAS E ESTRATÉGIA — quais as ações necessárias para atingir meus objetivos? Quanto tempo preciso? Qual o tipo de formação, ação? O que vou priorizar?
  5. AUTOAVALIAÇÃO — PERMANENTE - estou atingindo as metas? Estou no caminho? Estou mais perto dos meus objetivos?
Esse pode ser um bom começo para quem quer dar a volta por cima. Por que não? Experimente. Vai lhe fazer bem. Vai lhe fazer ver que muitas das suas qualidades estavam adormecidas, ou até, esquecidas.
Fique com Deus.  Boa semana.
Sandra Maia é autora dos livros Eu Faço Tudo por Você — Histórias e Relacionamentos Codependentes, Você Está Disponível? Um Caminho para o Amor Pleno e Coisas do Amor.
Dúvidas sobre relacionamentos? Envie para s2maia@yahoo.com.br que elas poderão ser comentadas aqui no blog.
Mais informações sobre a autora no www.sandramaia.com ou no blog www.coisasdoamor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário