quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

IRRITAR O OUTRO PODE ACABAR COM A RELAÇÃO:

Irritar o outro pode acabar com a relação!

Agora é oficial! O Wall Street Journal afirmou, recentemente, que irritar uma pessoa repetidamente — do tipo, você repete a mesma coisa todo o tempo e, o outro, ignora o que você diz — é o que mais compromete qualquer relacionamento, podendo, inclusive, conduzir ao divórcio.
Bem, esse é de fato o tema que não quer calar. Toda relação é feita a dois e demanda diálogo! À medida que esse não existe, problema a confrontar, à frente.
Afinal, quem aguenta alguém chamando sua atenção todo o  tempo com frases do tipo: não jogue as roupas pela casa, coloque o lixo para fora, ajude-me com a louça, você coloca a mesa, faça desse ou daquele jeito, mude de canal, olhe as crianças, não quero sair, etc., etc., ninguém. Resultado, o outro também não ouve. Isso vira uma "ladainha" e, então, mágoa e ressentimento dos dois lados. Do que pediu e não foi atendido. Do que ficou chateado com tanta cobrança.
E o que mais esses monólogos paralelos podem fazer para "minar" a relação? A reportagem nos mostra que:
1 - O outro pode se sentir como se estivesse falando com a mãe dele, o que pode deixá-lo irritado ou ressentido. Se você é uma mãe do tipo persistente pode transformar seu parceiro em um rebelde teen.
2 - Esse tipo de postura faz você se sentir irrelevante, especialmente, se durante muito tempo, seus pedidos forem ignorados. Segundo o jornal, as mulheres são mais propensas a esse tipo de comportamento, pois são mais pressionadas a serem as responsáveis pelos afazeres domésticos.
3 - Você pode sempre fazer diferente. Ao invés de tornar o outro seu inimigo, procure compreender as questões dele — sobrecarga no trabalho, stress, etc. e converse, para que ele, também, possa compreender como você se sente.
4 - Esse tipo de comportamento pode levar a um e ao outro questionar a relação. Ao invés de você se sentir feliz na companhia do outro pode passar a vê-lo como um incomodo, um estorvo.
5 - Ser irritante suga o prazer da vida a dois. Pense no tempo e na energia investidos em chatear, em discutir com o outro e substitua-o por um jantar acolhedor, um passeio, um teatro.
E você, o que tem feito para tornar sua relação mais "gostosa"? Você é do tipo que irrita? O que, de fato, o irrita mais, na relação? Compartilhe conosco aqui, nesse espaço. Por vezes, o seu depoimento ajuda outros tantos a repensar sua postura, sua relação.
Sandra Maia é autora dos livros Eu Faço Tudo por Você — Histórias e Relacionamentos Codependentes, Você Está Disponível? Um Caminho para o Amor Pleno e Coisas do Amor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário