sexta-feira, 20 de abril de 2012

DESCOLORINDO OS PELOS:

Descolorindo os pelos

Entre as mulheres que não gostam muito de depilar — porque têm alergia, ou muita sensibilidade à dor — uma opção são os descolorantes de pelo. Trata-se de Alternativa especialmente para aquelas áreas que não se costuma depilar — pois não ficaria natural retirar todos os pelos — como as coxas ou o braço. Vem imediatamente à cabeça a imagem de Adriane Galisteu e suas pernas com pelos bem loiros.
Mas, deixando de lado o fator estético, será que os descolorantes são seguros? Em sua maior parte, e para a maioria das pessoas, sim. Só é preciso ficar atenta à composição deles, explica a médica dermatologista Daniela Landim. "É melhor evitar as fórmulas que contêm amônia. Embora tenham um resultado melhor, são muito alergênicas", diz.
Por isso, se você já teve alergia a descolorantes de pelo, é bom checar a composição deles — é muito provável que a alergia tenha sido decorrente da amônia, composto altamente tóxico. "As dermatites de contato são muito frequentes após o uso de descolorantes", afirma Daniela, que explica ainda que os problemas podem ser mais graves, como quando a amônia atinge o sistema respiratório.
Há, porém, diversos produtos livres de amônia. Alguns deles, que podem ser usados para descolorir tanto pelos quanto cabelo, possuem queratina (componente que ajuda a recuperar os fios), camomila, proteínas da seda e até proteínas retiradas das algas marinhas. Há ainda marcas que oferecem hidratantes para serem usados após o processo. Em todos os casos, não use descolorantes no rosto, que tem a pele mais sensível e propensa a alergias.
Descolorante no sol: pode?
A cena é comum: uma moça besuntada de descolorante tomando sol na praia de braços abertos, para clarear os pelos. Pode ser comum, mas não deve ser repetida, alertam os médicos. A razão é simples: a ação do sol junto a um descolorante ou à água oxigenada causa manchas na pele, onde quer que o produto tenha sido aplicado.
Fique atenta!
Passo a passo para descolorir
O primeiro passo na hora de descolorir os pelos é fazer um teste de alergia com o produto — conselho que vale para todos os métodos químicos. É simples: basta passar um pouco do produto atrás da orelha ou na dobra do braço e esperar 24 horas, para ter certeza de que ele não vai causar nenhuma reação.

Depois disso, o pó descolorante precisa ser misturado com água oxigenada. Aqui, vale um conselho: para os pelos do corpo, use sempre a de 10 volumes, já que as outras são fortes demais.
Faça a aplicação com os pelos secos e use um pincel. Não deixe por mais de 40 minutos. E, se você for morena e tiver os pelos pretos, esse tempo cai para 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário