quarta-feira, 11 de abril de 2012

PÃO DE QUEIJO DELICIOSO:


Pão, pão, pão de queijo:

Curiosa e pensativa que sempre fui, cada vez que tenho uma receita em mente, penso em como executá-la da melhor forma possível. Pesquiso até mesmo em outros países alguma referência, para assim conhecer a história da receita e testar a melhor técnica.

Mas, quando o assunto é pão de queijo, todo esse processo fica difícil. Afinal de contas, ele faz parte dos “pratos típicos brasileiros”, mas tem uma origem bastante incerta.

Já existiam relatos da existência dessa maravilha em Minas Gerais desde o século 18. Porém, o quitute só tornou-se popular no Brasil em 1950.

Outros países possuem uma variação do pão de queijo, como o Paraguai e uma província argentina das Missiones, lugares nos quais ele é chamado de “chipá”. Esse nome é conhecido também no Mato Grosso do Sul. O que muda é seu formato, em “U”.

Mas o que importa é que esses meninos de textura e cheiro irresistível, quentinhos com manteiga, geléia ou puros são bem vindos a qualquer hora do dia!

Espero que gostem desta receita, que não a defino como mineira, baiana ou algo do tipo.

Chamo-a apenas de “pão de queijo honesto”.

Pão de queijo
Rendimento: 45 unidades grandes ou 50 pequenas

Ingredientes:
- 500g de polvilho doce
- 300g de polvilho azedo
- 1 colher de sopa de sal
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal (altere a quantidade de acordo com o sal do queijo)
- 110ml de óleo de soja ou de milho
- 400ml de leite integral
- 6 ovos
- 880 g de queijo meia cura ralado
Modo de preparo:


- Peneire todos os ingredientes secos e misture-os no pote de uma batedeira.

- Misture em uma panela o óleo, o leite e a manteiga. Leve ao fogo até ferver.

- Com o batedor de massas pesadas da batedeira (raquete), adicione o líquido aos poucos em velocidade média e bata até esfriar. Caso não tenha batedeira planetária, bata com a colher de pau.
- Com a bateria ainda ligada, adicione os ovos, um de cada vez. A impressão é de que irá desandar, mas fique calmo. Vai dar certo.
- Misture o queijo e leve à geladeira por 10 minutos. Boleie do tamanho desejado, deixe congelar em um prato com pouco de óleo. Guarde-os em saquinhos pequenos no freezer por até 30 dias.

- Para assar, coloque-os no forno 180°c por 25 minutos. Esse tempo pode variar de acordo com o tamanho das bolinhas, então fique de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário