terça-feira, 11 de outubro de 2011

FAÇA OVOS DE MANEIRAS DIFERENTES:

Aprenda a preparar ovos de diferentes maneiras


Existem diversas formas de preparar os ovos e torná-los uma refeição saborosa e inesquecível. Saiba por onde começar: 1 – Cozinhar - Ponha um ovo médio (em temperatura ambiente) numa panela com água morna suficiente para cobri -lo. Espere ferver e depois reduza o fogo. Deixe cozinhar em fogo brando por 3 ou 4 minutos se quiser ovos quentes com gemas moles e 7 minutos se preferir ovos quentes com gemas duras. Retire o ovo com uma escumadeira. Se quiser a gema mole, corte a parte de cima para conter o processo de cozimento. Coloque o ovo quente com gema dura numa tigela com água fria para esfriá -lo (isso evita a formação de um anel escuro em volta da gema). Descasque-o quando não estiver mais tão quente.
2 - Misturar (ovos mexidos) - Quebre os ovos numa tigela e acrescente 1 colher de sopa de leite semidesnatado por ovo, sal e pimenta a gosto. Misture bem. Derreta um pouco de manteiga numa panela antiaderente em fogo brando. Quando a manteiga estiver quente, acrescente a mistura e mexa até os ovos ficarem mais firmes, mas ainda moles e brilhosos. Retire -os da panela para que não continuem cozinhando. Tome cuidado para não cozinhar demais e tornar os ovos secos e granulosos. Também é possível preparar ovos mexidos numa panela própria para tal ou numa tigela refratária colocada sobre uma panela com água quente: o tradicional banho-maria.
3 - Assar (en cocotte) - Unte alguns ramequins com um pouco de óleo ou manteiga e quebre um ovo no interior de cada um. (Se quiser um prato mais substancial, acrescente aos potinhos pedaços de salmão defumado, espinafre ou cogumelos levemente cozidos.) Tempere com um pouco de manteiga. Coloque os ramequins numa assadeira e despeje água fervente na assadeira até cobrir os potinhos pela metade. Asse no forno pré -aquecido a 180oC por 10 a 15 minutos ou até formar uma crosta. Sirva quente.
4 – Fritar - Derreta um pedaço pequeno de manteiga numa frigideira antiaderente em fogo médio. Quebre os ovos na frigideira, baixe o fogo e tampe a panela. Frite por 4 a 6 minutos ou até os ovos ficarem como você gosta. Outra opção consiste em não tampar a panela. Se fizer desse modo, quando a clara ficar pronta, vire o ovo com cuidado usando uma escumadeira e frite por mais 30 segundos.
(Fonte: Ovos, Leites e Queijos da série Coma Bem, Viva Melhor – Reader’s Digest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário