segunda-feira, 24 de outubro de 2011

INVENTE SUAS CORTINAS:

Invente suas cortinas





Quem inventa deixa sua casa mais bonita. Além de ser uma prática econômica, enfeitar as janelas e portas com flores, móbiles, cristais ou apostar em pequenos pedaços de tecidos pode ser tão interessante e agradável como mudar os móveis de lugar.Leia também:
Ideias de cortinas para o verãoCriatividade na decoração



A toalha de crochê da avó virou cortina
Para criar suas cortinas, vale garimpar peças antigas como vestidos de renda, anáguas, saias de baile, bolsinhas de mão ou acessórios saídos do baú da vovó.

Cortina de fuxico
Sem dúvida, os brechós são os melhores lugares para quem busca originalidade. Tanto faz se são coisas exclusivas ou de época. Mas todas têm significados, são cheias de histórias que certamente parecerão mágicas e encantadas.Caso decida comprar ou mandar fazer cortinas novas, veja essas dicas para acertar:
- Na hora de sair a campo, a primeira providência é recolher muitas amostras. - Leve-as para casa e verifique as que combinam o estilo do ambiente e, claro, com o seu estilo.

- Se você ainda não tem segurança total do que pretende, quanto mais neutro o tecido, melhor. Definidas as amostras, informe-se sobre as suas características: o tecido pode ser lavado? Encolhe? Qual a sua durabilidade? Desbota ao sol? O ideal é que ele seja resistente e possa ser lavado em casa. Assim, você foge de uma conta exagerada na lavanderia.
- Os tecidos 100% naturais têm o melhor caimento, além de uma variação razoável de texturas, espessuras e transparências. Mas tendem a encolher. Especialmente o algodão e os linhos. Sempre que possível, fique com os pré-encolhidos. Ao lado das sedas, o algodão e o linho são os preferidos para as cortinas.
- Mas não descarte totalmente os sintéticos. Tecidos de poliéster e de viscose, os acrílicos e os tecidos mistos ganharam qualidade com as novas tecnologias. Como não encolhem, podem ser lavados em casa.
Beleza e delicadeza




Como calcular a quantidade de tecido
Cortinas são calculadas por altura, que corresponde à medida do pé-direito e mais 50 cm (para a barra e o cabeçote). Para cada metro de janela (largura) são necessárias duas alturas. Um exemplo: para uma janela de 2 metros de largura em um ambiente com o pé-direito de 2,5 m são necessários 12 metros de tecido. Duas alturas, contando com os 50 cm da barra e cabeçote, (6m) x largura (2m) = 12m. Para tecidos mais encorpados, como o linho, multiplique o numero total por dois. Já no caso dos tecidos finos, como o voal, multiplique por três - assim, a peça fica com mais volume. Isso se a intenção for essa, porque hoje as cortinas são bem mais “sequinhas”.


Detalhes que fazem a diferença


Usar ou não o forro?
Considere a sua necessidade: o forro amplia a vida útil da cortina, protegendo-a do sol, da sujeira e da poluição. Em algumas situações, seu uso é imprescindível. Cortinas coloridas, por exemplo, tendem a desbotar quando expostas ao sol.

As de seda também pedem uma proteção extra para não se desgastar em pouco tempo.
Tecidos como tergal verão, algodão, microfibra e o gabardine são ótimos e resistentes – Economize no pano: o forro não precisa ser farto, pode ficar discretinho. Forro é um bom recurso para dar volume e bom caimento a um tecido nobre, como a seda.

Cortina amarrada com cordas


Cuidados indispensáveis

Fazer durar suas cortinas demanda providências simples, porém periódicas. Muita gente esquece, mas a primeira delas é usar o aspirador de pó. Faça essa limpeza a cada quinze dias, utilizando o bocal escova para não danificar o tecido com a sucção.

Já a lavagem deve acontecer a cada seis meses, para o forro, e uma vez por ano, para a cortina. Se o tecido permitir lave-a em casa, com sabão neutro. Ponha a peça de molho de um dia para outro, trocando a água três vezes: a primeira, com apenas vinte minutos de molho, para que o pó não tinja o tecido. No dia seguinte acione o programa da máquina de lavar para tecidos delicados. Deixe secar naturalmente. Se a cortina tiver rodízios, envolva-os em um pano para não os estragar.

Os tecidos naturais como seda, linho e algodão pedem cuidados especiais. Eles estão sujeitos a encolhimento e desbotamento. Por essa razão, é aconselhado a lavagem em locais especializados.Leia mais no Casas Possíveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário