sábado, 17 de março de 2012

10 UTENSÍLIOS QUE NÃO PODEM FALTAR EM SUA COZINHA:


10 utensílios que não podem faltar em sua cozinha:

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Vivi Araujo e sou chef de cozinha. Vou compartilhar nesse espaço receitas, dicas de culinária e histórias saborosas.



E quero começar falando sobre os 10 utensílios mais essenciais para a sua cozinha.

Antes mesmo de entrar na profissão de gastronomia eu já cozinhava e testava receitas de TV, de familiares e de vizinhos. Claro que elas muitas vezes não saíam como eu imaginava, ou como eu havia experimentado em algum lugar por aí.

Então, passei a observar a casa das pessoas que eram minha inspiração na cozinha e prestar atenção a utensílios, produtos e equipamentos diferentes, que na minha cabeça fariam a diferença na execução de uma receita. Além de ser um hobby, isso passou a ser um vício também!
Poderia enumerar 100 itens indispensáveis para a cozinha, mas resolvi facilitar para vocês e mostrar os 10 mais importantes, na minha experiência.

1 - Tábua de polietileno
Tornou-se o utensílio número um para mim. É encontrada em vários tamanhos e cores, interessante para quem quer separar tábua para legumes, carne, frango e peixe. E ainda dá um toque bacana na decoração da sua cozinha. Este utensílio vai te ajudar muito na hora de fazer cortes, e o melhor: é fácil de lavar, mais higiênico do que as tábuas de madeira e dura muito tempo! 

* Preços a partir de R$ 30.

2 - Faca de chef
A paixão da minha vida, vício e uma filha para mim! Escolhe uma que tenha um peso bom para você e que se encaixa de forma que, ao segurá-la, sua mão não bata na superfície na qual você está manipulando o alimento. As pessoas que têm mãos de fadas podem usar as de oito polegadas. Quem tem mãos maiores pode partir para as de 10 polegadas.

* O segredo da faca boa é o material (inox), o fio e tamanho adequado à sua mão. Os preços variam muito de acordo com as marcas, vão de R$ 35 e podem chegar a R$ 1 mil!

3 - Faca de legumes
A faca pequena, que chamo de netinha do meu coração! Excelente para cortar legumes, frutas e folhas. Ela é leve e bem prática. Existem de várias formas diferentes, mas quanto mais curva, melhor para cortes precisos e firmes.

* O preço vai de R$ 15 a R$ 300. 

4 - Descascador de legumes 

Assim como eu você já deve ter sofrido com faquinhas para tirar cascas de frutas e de batata. Além de aproveitar melhor o alimento, o descascador é mais fácil de usar, já que a casca sai inteira. Não vou mentir para vocês: se for muito barato, desconfie da qualidade!

* O preço varia de R$ 10 a R$ 60, em média.


5 - Centrífuga para folhas

Típica de listas de casamentos, esta menina faz muito sucesso! Ajuda muito para quem odeia, assim como eu, secar folhas após sua lavagem. Além de mais crocantes e bem frescas, as folhas não ficarão escuras, por estarem bem secas. É só deixar as folhas de molho no hipoclorito (você encontra esse produto em mercados) e, após 15 minutos, lavá-las e colocá-las dentro da centrifuga. Gire a manivela e voilá! Estarão bem mais crocantes e secas.

* Lojas de eletrodomésticos e supermercados são ideais para comprá-las. O preço varia de R$ 30 a R$ 120.

6 - "Pão duro", ou espátula de silicone
É, em minha opinião, uma das melhores invenções da cozinha. Baratas e bem bonitinhas, estas fofas fazem toda a diferença na hora de raspar a panela, cobrir bolos e até mexer panela para não queimar o alimento, sem riscar seu fundo.

* Existem de várias marcas, todas praticamente iguais, mas prefira as mais duras, que serão mais resistentes. O preço varia de R$ 15 a R$ 60.

7 - Copo medidor 

Excelente aliado na hora de separar ingredientes de uma receita, este querido já me quebrou muitos galhos! No geral, possuem medidas em ml, xícaras de chá, colheres e até mesmo pesos não tão exatos de farinha e açúcar. 

*São super baratinhos, e fáceis de achar em casas de 1,99. O preço varia de R$ 3,99 a R$ 50 (os de inox e importados).

8 - Panelas
De nada adiantaria ter todos os utensílios se não tivermos o principal. Prefira as panelas de fundo pesado. Uma grande e uma média já está bom para começar. As melhores são as de inox, que duram mais e cozinham melhor.

* Na minha opinião, a Tramontina é a melhor marca. O preço em varia entre R$ 40 e R$ 150, aproximadamente.

9 - Frigideira antiaderente
Fácil de lavar e usar, ela é indispensável em minha cozinha. Só é preciso atenção dobrada na hora de manipular. Eu sempre uso utensílio de silicone para não riscar. Tem de vários tamanhos (as pequenas são ideiais para fazer ovo frito), cozinham rapidamente e não deixam grudar nada no fundo.

* Prefira as mais pesadas, pois cozinham melhor. O preço varia entre R$ 15 a R$ 200.

10 - Batedeira
A avó da cozinha, ela sempre foi muito bem-vinda em minha vida. Qualquer uma serve, de verdade. Se quiser fazer massa de pão e pizza, invista em uma do tipo planetária, que aguenta bater massas pesadas. Se você for um apaixonado (a) por cozinha e tem din din sobrando, aí, meu amor, compre uma da marca Kitchenaid, que tem cores lindas e muita potência!

* O preço varia entre R$ 60 a R$ 1.500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário