sábado, 15 de junho de 2013

SUA VIDA SEXUAL ESTÁ BOA? COMPARE COM DADOS DO RESTO DO PAÍS:


Pesquisa avalia vida sexual nas capitais brasileiras. (Foto: iStock)A pesquisa não é nova, mas ainda é uma das mais completas em relação a sexualidade. Em 2008, o Mosaico Brasil entrevistou 8.237 pessoas em dez cidades brasileiras. O objetivo? Descobrir e desenhar o perfil do comportamento afetivo-sexual do brasileiro. E de lá pra cá não mudou muita coisa...

No Brasil, país famoso por sua liberdade sexual, a média de relações por semana é de 3,1 para os homens e 2,7 para as mulheres. O estado em que se mais faz sexo, teoricamente, é Minas (3,8 entre os homens). Já para as mulheres, as coisas estão mais quentes em Manaus: elas praticam 2,7 vezes por semana. Mas cuidado, curitibanos, os homens que mais fazem sexo se comparam às mulheres de Manaus, 2,7, e não ficam muito a frente das mulheres da mesma cidade, com 2,1 por semana.

Separar sexo e amor ainda não é algo fácil para muita gente – e muito menos ser feliz nos dois quesitos. No Brasil, como um todo, 61% dos homens e 54% das mulheres conseguem fazer essa separação. Os homens de Fortaleza (65,9%) e mulheres de Manaus (60,4%) são os que menos têm problemas nessa hora. Os que menos conseguem fazer essa separação são, novamente o pessoal de Curitiba: apenas 43% das mulheres tem essa habilidade.

Separar amor de sexo e fazer apenas sexo, sem envolvimento, são coisas diferentes, para os pesquisados. Apesar do índice acima, quem faz mais sexo sem amor são os homens cariocas (82,7%), enquanto os curitibanos são os que menos levariam a divisão ao fim, 65,5%.

Falando sobre felicidade a coisa muda de figura. Para 45% dos brasileiros a vida sexual e afetiva é satisfatória – que palavrinha triste, né? -, mas na hora de separar as coisas entre sexo e amor tudo muda de figura: 30% dos homens e mulheres se dizem realizados nessa área. Sexualmente são 15,8% de homens felizes contra 8,7% de mulheres. Quer a divisão por estado? Entre os homens os extremos são Porto Alegre (18,4%) e Manaus (10,7%), já entre as mulheres ficam Fortaleza (10,7%) e Curitiba (7,1%).

A importância do sexo na qualidade de vida também muda em cada lugar. E dessa vez de forma marcante. Na média nacional o sexo é o 3º item mais importante entre os homens e o 8º entre as mulheres, mas regionalmente o índice mais alto fica em terceiro para as paulistanas. Já para os homens cariocas o sexo não tem tanta importância assim...

E se formos pensar em proteção? Infelizmente é uma grande vergonha. No país, 34,2% dos homens não têm esse cuidado e o índice regional mais alto é o de... Curitiba (38,7%). Não importa se você separa sexo e amor, se tem relações sem compromisso ou se é o mais fiel dos fieis: tem que usar camisinha! Fechado?

Você tem alguma dúvida sobre sexo? Manda para mim no preliminarescomcarol@yahoo.com.br e siga-me no Twitter (@carolpatrocinio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário