domingo, 28 de julho de 2013

A FLOR CADÁVER!!!


Flor Cadáver - Amorphophallus titanum

Com o nome científico de Amorphophallus titanum, cujo significado literal é: “Falo gigante sem forma”, a flor-cadáver pode ser encontrada em diversos jardins-botânicos do mundo, inclusive em Inhotim, no Brasil.

O jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum em inglês, é a maior e mais malcheirosa “flor” do mundo. Trata-se de fato, não de uma flor, mas de uma inflorescência apelidada de espádice. Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura, ou pouco mais, podendo pesar até 75 quilogramas.

Essa planta exala um forte odor repugnante que atrai diversos insetos carniceiros (principalmente os besouros), vindo daí sua fama de maior planta carnívora do mundo. Ela pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes durante todo seu tempo de vida.

A flor-cadáver começa sua vida como um pequeno tubérculo, soltando depois uma única coluna afilada que pode crescer até 16,6 centímetros por dia, até atingir sua altura normal.

Essa planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos do mundo, permanece endêmica somente nas florestas tropicais do oeste de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico, onde é conhecida pelos nativos locais como “bunga bangkai”.



Fonte: efecade

Nenhum comentário:

Postar um comentário