domingo, 28 de julho de 2013

OS LAGOS MAIS PROFUNDOS DO MUNDO:


Lago Baikal - Rússia - Situado no sul da Sibéria, Rússia, entre Oblast de Irkutsk no noroeste e Buryatia no sudeste, perto de Irkutsk.Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade. A superfície do Lago Baikal é de 31 500 km². Nos meses de inverno o lago congela e se torna uma gigantesca planície de gelo. É um habitat rico em biodiversidade, sendo conhecido como as "Galápagos" da Rússia.

O lago está completamente cercado por montanhas altas e íngremes. As Mountanhas Baikal, na costa norte, e a taiga são protegidas como parque nacional. Além de ser o mais profundo lago do mundo, levando em consideração que o lago está a 455,5 metros acima do nível do mar e o ponto mais baixo está a 1.185,5 metros abaixo do nível do mar, verifica-se que é uma das depressões mais profundas da Terra. A profundidade média do lago é de -744,4 metros em relação ao nível do mar.



Lago Tanganica - Tanzânia - Congo - Burundi - Zâmbia - Na fronteira entre quatro países africanos (Tanzânia, Congo, Burundi e Zâmbia), o lago Tanganica é o mais profundo da África, com quase 1,5 mil metros, e o segundo maior do continente, com uma extensão de 33 mil km².

O lago Tanganica é habitado principalmente por pescadores. Para conhecer esta maravilha de água doce existem diversas excursões turísticas, principalmente no lado da Tanzânia.


Mar Cáspio - Irã - Rússia - Turcomenistão - Cazaquistão - Azerbaijão - Maior lago do planeta, com mais de 371 mil km² entre a Europa e a Ásia, o Mar Cáspio é também um dos mais profundos do mundo, chegando em certos pontos a 1.025 metros.

Alguns cruzeiros percorrem o Mar Cáspio, em passeios de algumas horas ou vários dias. A cidade de Baku, no Azerbaijão, é a maior cidade à beira do Mar Cáspio, e é um dos principais pontos de partida de passeios de barco.


Lago Vostok - Antártica - É uma massa de água subglacial situada na Antártica, e é uma das regiões mais inexploradas do planeta. Cobrindo uma área de 14 mil km², o Vostok encontra-se quatro quilômetros abaixo da camada de gelo polar e atinge cerca de mil metros de profundidade.



Lago O'Higgins - San Martin - Chile - Argentina - Situado na Patagônia, na fronteira entre o Chile e a Argentina, fica um lago leva o nome de dois heróis que lutaram juntos pela liberação do Chile.

Chamado de lago O'Higgins do lado chileno e de lago San Martin na Argentina, atinge uma profundidade de 836 metros e tem águas azuis de diferentes tons e montanhas nevadas em sua volta.


Lago Niassa - Maláwi - Moçambique - Tanzânia - Também conhecido como lago Maláui, o lago Niassa tem temperaturas tropicais que fazem com que ele tenha mais peixes do que qualquer outro lago do mundo. Com cerca de 700 metros de profundidade, o lago mede cerca de 30 mil km² de belas águas ideais para nadar e passear de caiaque.




Fonte:
gigantes do mundo
vidaeestilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário