quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ACNE: MITOS E VERDADES SOBRE A DOENÇA...


A acne afeta o folículo pilossebáceo, formado por uma glândula sebácea e por um "canal" no qual se forma o pelo. …Reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a acne acomete mais de 80% da população jovem brasileira. Mas engana-se quem pensa que a acne é coisa de adolescente. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os sintomas da acne podem aparecer até os 35 anos.

A acne afeta o folículo pilossebáceo, formado por uma glândula sebácea e por um "canal" no qual se forma o pelo, acarretando o aparecimento dos chamados "cravos" e "espinhas" na face, nas costas ou no peito. Caso não tratada devidamente, a acne pode deixar marcas profundas. Autoestima baixa e extrema timidez são alguns dos sintomas psicológicos ocasionados pela dermatose.





Apesar de ser um problema bastante recorrente e conhecido, há diversos equívocos e mitos envolvendo o tema. A médica dermatogista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Ligia Piccinini Colucci esclarece o que é verdade e o que é mito quando o assunto é a acne.



A acne é hereditária

VERDADE - Existe uma predisposição genética para o aparecimento da acne, sim. A maioria dos pacientes que os pais tiveram acne, tem grande chance de ter também, principalmente se for acne grave.





A acne é contagiosa

MITO - Não existe a possibilidade de ser transmitida para outra pessoa. O que ocorre é que é uma doença muito comum na adolescência e em uma porcentagem menor na idade adulta.



A alimentação influencia na acne. Comer chocolate em excesso, por exemplo, provoca espinha

VERDADE - Hoje em dia, existem estudos consistentes que mostram que uma alimentação com excesso de alimentos que aumentam a taxa de glicemia (glicose) pode levar a um aumento de acne.



A ansiedade e o estresse podem ocasionar a acne

VERDADE - O estresse libera radicais livres e reduz a imunidade da pele, influenciando o surgimento da acne. O estresse pode, inclusive, induzir a pessoa a escoriar as lesões, levando a uma piora do quadro.







Espremer espinha agrava o quadro acnéico

VERDADE - Ao espremer a espinha, a inflamação da acne é agravada. As lesões demoram mais a cicatrizar e o local pode ficar mais manchado.



Lavar bastante o rosto previne contra acne

MITO - Lavar bastante o rosto pode fazer com que a oleosidade aumente, pois o corpo "entende" que falta oleosidade e acaba produzindo mais. O ideal é controlar a oleosidade com produtos próprios para isso.



Atividade física ajuda a melhorar a acne

MITO - Não existem evidências científicas que comprovem isso.



Alguns medicamentos podem desencadear o processo acnéico

VERDADE - Há medicamentos que podem induzir a quadros acnEicos. Dentre eles é possível citar os corticóides e os anabolizantes.







Maquiagem e cosméticos em excesso podem causar acnes e prejudicar a pele

VERDADE - Essa informação é correta, principalmente quando a maquiagem é usada todos os dias e a textura da mesma é mais oleosa. Maquiagem faz com que os poros sejam fechados e aumente a oleosidade. Para mulheres com acne, a maquiagem deve ficar restrita aos compromissos sociais, lembrando sempre de tirá-la antes de dormir. Produtos "oil free" são os mais indicados neste caso.



No período menstrual, a acne pode ter sua incidência elevada

VERDADE - Durante o período menstrual, o organismo feminino passa por intensas variações hormonais. A testosterona estimula com mais intensidade a produção da oleosidade da pele, ocasionando o surgimento de espinhas.



A exposição ao sol auxilia no combate à acne

MITO - A exposição ao sol num primeiro momento melhora a acne, pois funciona como anti-inflamatório, mas em um segundo momento, estimula a produção de mais oleosidade, piorando o quadro.



A acne acaba com o tempo.

PARCIALMENTE VERDADEIRA - Em parte essa afirmação é verdadeira, mas 8 a 12% dos adultos com mais de 20 anos ainda tem muita acne. O ideal é tratar sempre que aparecer, não esperar que se resolva sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário