sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A PRAIA DE VIDRO - CALIFÓRNIA - EUA:


Glass Beach, localizada em Fort Bragg, na Califórnia, é um conjunto de três praias que se transformaram ao longo do século XX, mostrando que a natureza é capaz de superar o impacto do homem no meio ambiente, sabendo fazê-lo de formas espetaculares.

No início do século passado, os moradores de Fort Bragg utilizavam o conjunto de praias como depósitos de lixo, que era lançado das falésias, imensas formações rochosas cavadas pelo mar no topo das praias. Dessa forma, milhares de peças de vidro descartadas foram sendo polidas pela ação do mar ao longo das próximas décadas.


O mar encarregou-se de transformar os cacos de vidro que recebia em minúsculas pedras coloridas – fragmentos de vidro lapidado que, misturados à areia, formam um verdadeiro tapete brilhante. Além de Fort Bragg, o fenômeno aconteceu em praias como Benicia, também na California, e Hanapepe, localizada no Havaí.

Hoje, após passar por programas de recuperação ambiental implementados pelo governo norte-americano na década de 60, a Glass Beach tornou-se uma área de proteção ambiental, aberta à visitação turística, sendo conhecida também pela variedade de caranguejos, moluscos e plantas aquáticas que podem ser encontradas por lá.







Fonte: anavidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário