sábado, 24 de agosto de 2013

MAU CHEIRO? SAIBA COMO EVITAR O POPULAR CC!!!


Saiba que a alteração no odor do corpo pode ter causa na alimentação e estresse. O mau cheiro atormenta muita gente e causa constrangimento nas horas mais inapropriadas, não é mesmo? Não tem jeito, todo mundo, alguma vez na vida, já passou por essa péssima experiência. Algumas pessoas, no entanto, lidam com essa questão constantemente.


Agora, saiba que a alteração no odor do corpo pode ter causa na alimentação e estresse. E comer alguns produtos em excesso, como cebola e alho, podem exalar algo não muito agradável pelo suor. Mas existe uma forma de controlar o famoso e malfalado cecê.

Antes de tudo, é preciso entender que o corpo humano tem dois tipos de glândulas sudoríparas, as écrinas e as apócrinas. As primeiras estão na pele e regulam a temperatura corporal. Funciona assim: se a temperatura do seu corpo aumenta, a écrina aumenta a produção de suor. Mas não é daí que vem aquele cheirinho. Esse suor em questão é composto por água e sais minerais. Então, não tem cheiro.

Já as apócrinas são as que estão presentes nas axilas, área genital, couro cabeludo e ao redor dos mamilos. Essas, sim, podem exalar algo não muito agradável, pois são compostas de água, restos celulares e do metabolismo. Inicialmente, as apócrinas também geram um suor sem odor. Mas em contato com as bactérias da pele ficam fortes.

Esse odor mais, digamos assim, perceptível é chamado de bromidrose. A dermatologista Miriam Sabino explica que há outros fatores para o cecê : “Há também outras condições que podem contribuir para o mau cheiro corporal, como alimentação, obesidade, má higiene pessoal, excesso de suor, ingestão excessiva de álcool ou alguns alimentos como cebola, alho e pimenta”.

E é aí que entram as dicas para evitar o cecê: os cuidados na alimentação. De acordo com Sabino, os inimigos do suor são produtos com enxofre, como alho e cebola. Pessoas que não conseguem metabolizar os alimentos devem evitar grande quantidade de ovos, peixes, fígado, cebola, legumes e alho.

A dermatologista alerta que ainda há mais fatores que aumentam a quantidade de suor. “Qualquer sensação de medo ou ansiedade aumenta a produção das glândulas sudoríparas, liberam uma série de hormônios no sangue, que serão exalados junto com o suor, o que pode ser ou não perceptíveis”, ressalta.

Quer ficar cheirosa? A dermatologista Miriam Sabino listou as dicas que você pode seguir para evitar o cecê:
Não descuide da higiene pessoal
Opte por sabonetes antissépticos e aos desodorantes antiperspirantes
Troque de roupas todos os dias
Evite as roupas de tecido sintético, especialmente as meias
Prefira os calçados abertos e fabricados com matérias-primas naturais aos fechados e produzidos com material sintético
Fuja da automedicação. Consulte um dermatologista para orientar o tratamento, se o odor da transpiração for inconveniente

Nenhum comentário:

Postar um comentário