segunda-feira, 12 de agosto de 2013

AS 10 MAIS INCRÍVEIS ILUSÕES DE ÓTICA:


Fale a verdade, você tinha se impressionado com estas ilusões sonoras e não pensou que depois das 10 incríveis ilusões de ótica teria como ficar melhor, não é? Pos ficou. Seguem mais 10 ilusões de ótica muito interessantes.

10. Ilusão de Jastrow







A ilusão de Jastrow é uma ilusão de ótica descoberta pelo psicólogo estado-unidense Joseph Jastrow em 1889. Nesta ilustração as duas figuras são idênticas, no entanto aquela que fica abaixo parece maior.


9. Triângulo de Kanizsa





O triângulo de Kanizsa é uma ilusão de ótica descrita primeiramente pelo psicólogo italiano Gaetano Kanizsa em 1955. Na imagem acima um triângulo equilátero branco é percebido, mas de fato nenhum é desenhado.


8. Lilac Chaser


Olhe fixamente para a cruz preta no centro por aproximadamente 20s observando indiretamente (apenas com a visão periférica) os pontos ao redor.





Lilac chaser é uma ilusão visual também conhecida como a ilusão Pac Man. Um dos discos acima desaparece brevemente (por aproximadamente 0,1s) e então o seguinte (aproximadamente 0,125s mais tarde) e o seguinte, etc. Quando você ficou encarando a cruz primeiro deve ter visto uma falha surgindo entre os círculos com um círculo verde correndo ao redor e então todos os pontos desaparecem e apenas o disco verde circula no fundo cinza por alguns instantes até tudo recomeçar.


7. Ilusão de movimento





Existe um tipo de ilusão de movimento que é uma ilusão ótica em que uma imagem estática parece se mover devido aos efeitos cognitivos da inteiração das cores, contrastes e posição das formas. Clique na imagem para ver a ilusão.


6. Cubo de Necker





O cubo de Necker é um desenho tipo aramado ambíguo de um cubo em perspectiva isométrica (os lados paralelos do cubo são desenhados como linhas paralelas na figura). Quando duas linhas cruzam, a imagem qual está na frente e qual está atrás. Isso significa que ela pode ser interpretada de duas maneiras diferentes. Quando uma pessoa olha fixamente para a imagem ela ira frequentemente parecer mudar entre as duas interpretações válidas (o que é chamado de percepção multiplamente estável).


5. Ilusão de Orbison





Esta é uma ilusão ótica que foi descrita pela primeira vez pelo psicólogo William Orbison em 1939. O retângulo externo com as linhas ciano e o quadrado interno parecem distorcidos. O fundo nos dá a impressãode qe há algum tipo de perspectiva. Como resultado nosso cérebro vê a forma distorcida. Essa é uma variante das ilusões Hering e Wudnt.


4. Ilusão Poggendorff





Esta é uma ilusão ótica que envolvea percepção do cérebro entre as linhas diagonais interagindo com cantos verticais e horizontais. Recebeu o nome de seu descobridor Johann Poggendorff (1796-1877), um médico alemão que a descreveu em 1860. Na imagem acima a linha de cor preta e a vermeha estão sob o retângulo cinza. A linha azul aparenta ser a continuação da preta, ao invés da vermelha. A segunda imagem apenas remove o retângulo cinza. Se ainda estiver em dúvida, confira com uma régua.


3. Ilusão das sombras do tabuleiro de Adelson


A cor do quadrado B é examente a mesma cor do quadrado A.









Nesta imagem as casas brancas e pretas são em realidade tons de cinza. A imagem foi construída para que uma das casas “brancas” na sombra, rotulada como “B” possua examente a mesma graduação de cor do que o quadrado “preto” rotulado de “A”. Os dois quadrados A e B aparentam ser muito diferentes como resultado da ilusão.
Parece difícil de acreditar, mas para você comprovar pode pegar um pedaço de papel e fazer dois buracos nele, que se sobreponham exatamente a A e B, para isolar estas cores. Ou você pode clicar na imagem, pois já fizemos isso para você, digitalmente.


2. Ilusão branca


O cinza de ambas as colunas é exatamente o mesmo.





Esta é uma oilusão de ótica que ilustra o fato de que a mesma luminancia de destino pode gerar diferentes percepções de brilho em contextos diferentes. Este efeito é o oposto do que esperaríamos de uma simples explicação psicológica na base de contrastes simultâneos. Clique na imagem para ver a comprovação.



1. Ilusão Zöllner


As linhas longas estão paralelas?





Nesta imagem as linhas pretas parecem não estar paralelas, mas elas estão. As linhas mais curtas estão em um ângulo que ajuda a criar a impressão de que uma ponta das linhas longas estã mais próxima para nós do que a outra através de uma ilusão de profundidade.


Fontes: [Listverse]

Nenhum comentário:

Postar um comentário