sábado, 17 de agosto de 2013

POR QUE MULHERES DE OPINIÃO ASSUSTAM OS HOMENS?


Capa da Playboy com Nanda Costa.Dizem que é uma lenda, que homens não têm problemas com mulheres que sabem o que querem e não se importam com a opinião alheia. Mas cada vez que vemos uma mulher pública que resolve não seguir os padrões, aparece uma enxurrada de críticas ao seu comportamento.

Se isso acontece com as celebridades, que são mulheres desejadas e admiradas, imagina o que rola com a mulher comum, que convive diariamente com esses caras e que, eventualmente, se relaciona com um deles.

Sabemos que o padrão é algo inatingível. Seja em relação a beleza ou comportamento. E também temos consciência que nem por isso ele deixa de existir ou ser cobrado. É o velho papo de como a sociedade é formada, quem detém o poder e como lida com isso.

Para mostrarmos que você não é a única a ser apontada por aí, listamos algumas celebridades que já passaram pelos mesmos problemas que você pode enfrentar ou já enfrentou. Deixamos de fora mulheres do passado – Dolores Duran, te amamos. Leila Diniz, nosso coração está com você! -, da política – Dilma, temos orgulho do seu esforço! - e gringas – Rihanna, apesar dos pesares, você é incrível. Beyoncé, we run the world!.

Nanda Costa e seus pelos
Na verdade, vai além dos pelos. Foi por ser escolhida para ser protagonista de uma novela – e aí todo mundo vem com papo de que fez sexo com fulano. Aí veio a questão do padrão físico dela não ser o das capas de revista e agora os pelos, como falamos ontem aqui.

O que podemos aprender com ela? Talvez o mais incrível de tudo é que ela ri dessas coisas. Ela posta no Twitter tirando uma onda dos críticos e segue a vida. Em relação a isso, é um exemplo.

Susana Vieira e seu “novinho”Susana Vieira e Sandro Pedroso. (Foto: TV Globo/ Divulgação)
Ela usa biquíni, faz fotos sensuais, namora um cara bem mais novo, é feliz e não dá a mínima para sua opinião. E para irritar ainda mais a sociedade, fala de sexo abertamente e conta que tem tesão de sobra, o que mata as pessoas de inveja.

O que podemos aprender com ela? Autenticidade. Não tentar se encaixar em algo que não faz parte da sua verdade é sempre o melhor caminho.

Luana Piovani e a agressão do namoradoLuana Piovani. (Foto: TV Globo/ Divulgação)
Ela denunciou. Não pensou em como isso afetaria a carreira, a maneira que as pessoas a viam ou nada além do que era certo fazer. O juiz liberou Dado Dolabella porque ela não poderia se encaixar na Lei Maria da Penha porque é uma mulher forte – o que já está sendo contestado e não faz o mínimo sentido, a lei fala sobre mulheres e não mulheres que, de acordo com o imaginário popular, são fracas.

O que podemos aprender com ela? A não nos calarmos. Nenhum tipo de abuso deve ser aceito. Não importa se muita gente vai falar que a mulher “mereceu” ou “pediu” aquilo. Agressões e abusos não são certos nunca.

Giovanna Ewbank e a traiçãoBruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. (Foto: TV Globo/ Divulgação)
Ela descobriu que havia sido traída pelo marido. Pediu para que ele saísse de casa e quis pensar em tudo: na relação, nos sentimentos, na vida. Quando sentiu que havia decidido como se sentia em relação a tudo isso e jogado toda mágoa fora, o recebeu de volta. A única pessoa que sabe se foi uma atitude certa ou errada, foi ela. Nem sempre o que parece óbvio para quem está de fora, o é.

O que podemos aprender com ela? A respeitar nossos sentimentos e deixar a opinião dos outros de lado. Se ela seguisse o que o mundo queria, tinha mandado o marido para longe, mas achou que devia dar mais uma chance.

Vera Fisher e as drogasVera Fisher. (Foto: TV Globo/ Divulgação)
Não foi fácil. Os altos e baixos da carreira dela deixariam qualquer pessoa maluca. Os problemas com as drogas eram uma tragédia anunciada, mas ela deu a volta por cima. Largou tudo e voltou para o trabalho. Sempre foi linda, livre e lutou pelo que acreditava.

O que podemos aprender com ela? É sempre possível recomeçar, não importa a idade!

Daniela Mercury e sua homossexualidadeDaniela Mercury. (Foto: TV Globo/ Divulgação)
O amor falou mais alto. Ela não quis saber se poderia atrapalhar a carreira – ainda mais que grande parte dos seus fãs, que seguem seu trio, são gays – e gritou para o mundo que amava uma mulher. Estão juntas, felizes e lutando por um mundo mais justo.

O que podemos aprender com ela? O amor sempre vale a pena.

Xuxa não quis casarXuxa. (Foto: TV Globo/ Divulgação)
Na cabeça das pessoas existe um sequência a ser seguida: você nasce, cresce, namora, casa, tem filhos e envelhece. Ela não quis fazer as coisas assim. Namorou, teve a filha que sempre sonhou e não quis casar com o galã do momento. Luciano Szafir é educado, bonito, bem sucedido e ainda assim não deu certo. Ela escolheu viver sozinha.

O que podemos aprender com ela? Que não precisamos seguir o que a opinião pública quer. Cada um tem sua própria sequência de fatos para ser feliz na vida.

Elza Soares e todos os preconceitos do mundoElza Soares. (Foto: TV Globo/ Divulgação)
Mulher, negra, pobre, do mundo das artes, com opiniões fortes, se metendo a falar de polícia e “a outra”. Elza Soares é uma dessas mulheres que me inspira: faz o que acha certo e arca com as consequências de cabeça erguida. Foi o amor da vida de Garrincha, marcou a música brasileira e provou que a mulher tem, sim, seu lugar ao sol – mesmo quando ela está nos padrões mais discriminados pela sociedade.

O que podemos aprender com ela? A lutar pelo que acreditamos.

Você tem alguma dúvida sobre sexo? Manda para mim no preliminarescomcarol@yahoo.com.br e siga-me no Twitter (@carolpatrocinio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário