terça-feira, 27 de agosto de 2013

HELENA CUSTÓDIO: A MODELO PLUS SIZE QUE CONQUISTA O BRASIL!!!




Com 1,70 m de altura e manequim 50, a modelo plus size Helena Custódio faz sucesso e conquista o coração de muita gente. Palestrante, dona de uma loja virtual de roupas para quem veste acima de 44, criadora do blog Sou Gordinha Sim e da fanpage de mesmo nome, ela reúne quase meio milhão de fãs ávidas por suas palavras embaladas de ânimo e de autoestima. Em breve, vai lançar sua coleção primeira-verão e ainda um programa na internet chamado Transformação Plus com seu amigo Felipe Cavalheiro.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/rafatayao/sets/72157635029527939/

Qual será o segredo de tanto sucesso? "Sabemos que as pessoas acima do peso sofrem preconceito. Também recebo inúmeros depoimentos de mulheres que passam por isso todos os dias e com minha página consigo ajudar a amenizar esse sofrimento" diz ela.



Com 37 anos, a modelo paulista é divorciada e tem três filhos que a apoiam em tudo que faz. Desde pequena foi gordinha e sempre se sentiu muito amada e querida por seus familiares e amigos. Ela conta que quando era criança foi perseguida por alguns colegas devido ao peso, mas isso jamais a abalou. "Quem nunca sofreu bullying na infância? Muitos sofrem por serem gordinhos, baixinhos, altos ou até mesmo por usar óculos. Sempre com bom humor, nunca dei muita importância, ficava na minha e relevava sem estresse", recorda ela.



Ainda que Helena não ligasse para as atitudes dos colegas, a modelo já quis perder um pouco de peso ao longo de sua vida. Depois de tentar inúmeras vezes emagrecer e não conseguir, decidiu então se aceitar e ser feliz do jeito que é. "Hoje sou uma mulher bem resolvida nesse aspecto, me amo, sou amada e me aceito como sou. Aprendi que quando a gente se ama, a gente se cuida e se valoriza. Sou gordinha sim. Me amo incondicionalmente. Gosto de cada parte do meu corpo, não me considero uma pessoa sedentária, faço academia três vezes por semana, não penso só na parte estética, mas para eu me sentir bem, cuido para não ficar obesa, porque isso sim não é saudável", explica.



Helena nas redes sociais

Essa felicidade consigo mesma teve de ser extravasada e foi quando a modelo plus size decidiu entrar nas redes sociais para contar ao mundo que é possível ser completamente feliz mesmo em uma sociedade que valoriza determinados biotipos. Nessa época, ela queria fazer amizade com pessoas que estavam acima do peso e compartilhar com elas as suas vivências. "Diante das mídias sociais começando lá no Orkut e como sempre gostei das novidades tecnológicas, criei comunidades, organizei encontros, acho isso bem bacana", diz ela.



Foi nessa época, em 2008, que uma agência a encontrou no Orkut e convidou Helena para participar de um desfile. Na hora, achou muito interessante, mas se assustou. "Gordinha desfilando? Na época, era algo novo e diferente. Confesso que sou curiosa, então fui saber do que se tratava. Amei a experiência, prova disso é que até hoje estou na carreira. Sou pedagoga formada, mas com o crescimento do movimento plus size precisei me dedicar totalmente em ser modelo, fazendo fotos para lojas, dando entrevistas para jornais, sites, TV e revistas, participei de catálogos de moda e muitos desfiles", relata ela.



Ela conta que foi perseverante, porque na sua opinião a moda plus size no Brasil ainda não tem o seu devido valor, já que as modelos ganham muito pouco e não dá pra sobreviver somente com este trabalho. "Daí para frente me dediquei a cursos de passarela, de moda, enfim, achei aí meu talento que até então estava escondido, hoje faço isso com naturalidade e com muito amor", diz ela.



Com o dia a dia de modelo plus size indo de vento em popa, o Orkut ficou pequeno para ela e Helena ampliou ainda mais seu trabalho: criou um perfil no Twitter , montou uma loja virtual onde vende roupas acima do manequim 44, criou um blog e uma página pessoal no Facebook onde posta todos os seus trabalhos, inventou o blog Sou Gordinha Sim e também gerou uma fanpage dele, com mais de 500 mil fãs. "Quanto ao blog, me senti na obrigação de expor ao mundo o quanto nós mulheres podemos quando temos um objetivo, hoje em dia minha felicidade é imensa em saber que faço parte desse mundo que cresce dia a dia, que é o universo plus size", conta.



Helena diz que as pessoas que estão com peso a mais sofrem isso todos os dias e é por conta desse motivo que ela se estimula a escrever mais e mais para este público. "Já que não consigo acabar totalmente com a discriminação, pelo menos eu tento amenizar criando frases para elevar autoestima de todos que sofrem com o maldito preconceito", ressalta ela.

E o que seria exatamente esta luta contra a discriminação? "De forma nenhuma faço apologia à obesidade, faço sim à felicidade, não vou parar de viver só porque estou acima do peso. Ser feliz estando acima do peso é perfeitamente alcançável. Uma mulher bonita não é a gorda e nem a magra, mas aquela se ama e se aceita como é. Sou gordinha sim, me cuido, faço meus exames regularmente e vejo que não é todo gordinho que é doente por causa do seu peso. É muito fácil ouvir que as pessoas acima do peso estão assim só por desleixo, mas as coisas não funcionam dessa forma, existem gordinhos lindos, que se cuidam. Em nosso país, a ditadura da magreza ainda impera. Uso as redes sociais para pedir as pessoas terem respeito pelo próximo independente do seu biotipo.", destaca a modelo.

Entre todas essas mídias sociais, a fanpage do Sou Gordinha Sim é a que mais agrega pessoas. Para se ter uma ideia, esse número de fãs ultrapassa em quantidade populações de várias capitais brasileiras, como por exemplo, Vitória, Aracaju e Natal. Ter esse público esperando por algum post requer responsabilidade, mas acima disso tudo, exige um tom muito especial ao falar. "O que sempre me motiva a escrever é Deus, amo ajudar as pessoas, me sinto realizada quando recebo mensagem de agradecimentos. Ganhei milhares de seguidoras ao abordar temas como preconceito contra gordinhas, moda, comportamento e autoestima", diz ela.



Ela afirma que 90% dos fãs são mulheres e gordinhas e que por semana recebe cerca de 100 e-mails, mensagens no Facebook de agradecimento, pedidos de dicas de como se tornar modelo plus size e como andar na moda. Além disso, os homens também marcam presença por meio de mensagens elogiosas sobre o bem que ela tem feito às pessoas que eles amam. "Isso me deixa muito feliz, acredito que cada um de nós tem uma missão na Terra e a minha é essa. Ninguém dá o que não tem, não poderei amar ao próximo enquanto não me amar primeiro. Sou vaidosa e acredito que toda mulher mesmo gorda ou magra precisa cuidar da sua autoestima. Quando estamos de bem com a vida, temos mais capacidade de lidar com os problemas cotidianos", diz ela.



Com tanta interação, é impossível não se envolver com as histórias das suas seguidoras. "Esses dias entrei na minha página profissional e vi um recado inbox de uma moça de mais ou menos 20 anos, revoltada dizendo que iria se matar porque era gorda, mas a família aceita o seu biotipo. Adicionei-a no meu perfil pessoal e comecei a conversar. Vi o drama daquela jovem igual ao de muitas outras que estão acima do peso, mas que têm saúde, são lindíssimas, só que a maldita ditadura da magreza impera em muitos lares e elas sofrem bullying na sua própria família. Isso só traz distúrbios alimentares piores ainda", conta ela.



Helena torna-se palestrante e é referência plus size no Brasil

Por conta dessa ligação que ela estabelece com as pessoas, seja porque as fãs querem palavras de carinho, seja porque desejam orientações sobre carreira de modelo, Helena tornou-se a primeira palestrante da moda plus size no Brasil há um ano. "Foco autoestima e consultoria para modelos plus size iniciantes, em todo o país. Já dei palestra no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Ceará e alguns cidades do interior de São Paulo", conta ela.



E quem quiser assistir a palestras de Helena anote aí: dia 18 de agosto, ela vai estar em Santos, dia 24 no Rio de Janeiro, 7 de setembro em Marília, 14 do mesmo mês em Itapetinga. No mês de outubro é vez da capital mineira receber a modelo para dar palestra no dia 13.



Com diversas mídias sociais, loja virtual, palestras e tudo mais, Helena se considera uma referência no meio plus size no Brasil. "Por esse motivo sou convidada para participar do júri em concursos de miss plus size pelo Brasil todo. Hoje vejo que muitas gordinhas se espelham em mim, me seguem nas redes sociais, porque passo o que sinto e tento ajudar com minhas frases, textos e mostrando meus trabalhos e superação", diz ela.



Como se dedica ao universo plus size, no ano passado ela organizou o primeiro encontro da sua fanpage em São Paulo. "Tivemos ilustres presenças de empresários no ramo da moda, alguns vereadores e mulheres e homens gordinhos do Sul, Norte e Nordeste. Foi o primeiro encontro no Brasil dedicado às pessoas acima do peso. A maioria desses encontros é para mostrar e falar do meu trabalho", explica ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário